Friburgo registra queda nas internações e o menor número de óbitos desde fevereiro

Taxa média de ocupação de leitos de UTI exclusivos nos hospitais atinge o patamar mais baixo da pandemia: 11,10%
quinta-feira, 07 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo registra queda nas internações e o menor número de óbitos desde fevereiro

Nova Friburgo já dá sinais claros de recuperação e superação do período mais difícil da pandemia, que foi o primeiro semestre de 2021. De acordo com levantamento feito pela Subsecretaria Municipal de Comunicação (Secom), setembro foi o mês que menos registrou óbitos por coronavírus no município desde fevereiro deste ano. Nestes primeiros dias de outubro, por exemplo, nenhuma morte pela doença foi registrada na cidade até o dia 6. A taxa de ocupação dos leitos também tem caído significativamente, reforçando a tendência de melhora no cenário epidemiológico.

Segundo levantamento feito pela equipe da Secom, em janeiro, Nova Friburgo registrou 54 mortes por Covid-19. Esse número caiu drasticamente em fevereiro para 29 e voltou a subir em março, quando 52 mortes foram contabilizadas. Abril e maio foram os meses em que o município viveu o momento mais crítico da pandemia, com 74 óbitos em abril e outros 73 em maio. Em junho foram registradas 50 mortes, outras 59 em julho e 67 em agosto. Em setembro foram 42 mortes, menor número desde fevereiro. Entre os dias 28 de setembro e 06 de outubro, nenhum óbito por Covid-19 foi registrado no município. 

A queda no número de óbitos também se reflete na taxa de ocupação dos leitos, cuja demanda está reduzindo de modo substancial, especialmente nos últimos dois meses. O ano de 2021 começou com 19 leitos de enfermaria e outros 20 de UTI, todos no Hospital Municipal Raul Sertã e destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19. 

O número de leitos de UTI se mantém em 20 deste então, no entanto, os leitos de enfermaria foram ampliados e, posteriormente, reduzidos devido ao cenário epidemiológico mais favorável. Em fevereiro, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou de 19 para 22 os leitos de enfermaria. Em março esse número subiu para 25 e, em abril, saltou para 65 leitos de enfermaria. Em maio, eram 63 leitos e em junho, julho e agosto, 47. A partir de setembro até a presente data, o único hospital público da cidade conta com 28 leitos de enfermaria (com apenas quatro deles ocupados) e 20 de UTI (com cinco leitos ocupados).

O avanço da vacinação em Friburgo é um dos fatores que estão resultando em menos mortes e menos internações hospitalares. Até esta terça-feira, 5, o município já tinha utilizado um total de 247.102 vacinas contra a Covid-19. Dessas, 151.260 foram para a primeira aplicação – o equivalente a 79,1% da população da cidade - e 95.433 para segunda dose e dose única – o que corresponde a 49,9% dos friburguenses. Além disso, outras 409 doses de reforço já foram aplicadas em idosos institucionalizados (asilados).

Último boletim

De acordo com o boletim sobre a Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na noite desta quinta-feira, 7, subiu para 25.556 o número total de casos confirmados da doença no município – um aumento de 30 novos casos em apenas um dia. Do total de infectados, 847 são profissionais de saúde, com seis óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registra 850 mortes, nenhuma a mais que o anunciado na véspera. 

Nova Friburgo contabiliza ainda outros sete pacientes com suspeita da doença. Destes, três estão em casa aguardando resultados dos exames, nenehum internado e ainda há quatro óbitos em investigação.

A prefeitura também informou o registro de 13.544 pacientes recuperados e 22.117 casos descartados.

Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 47.680 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, sendo que 53,59% testaram positivo.

Ocupação de leitos 

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta quinta, nos hospitais locais, foi de 11,10%: (Raul Sertã: 15%); (Unimed: 20%); (São Lucas: 0%); e (Serrano: 0%). Do total de 45 leitos, cinco estavam ocupados. 

Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 20%: (Raul Sertã: 21,40%); (Unimed: 66,70%); (São Lucas: 0%); (Serrano: 0%). Do total de 60 leitos, 12 estavam ocupados.

Raul Sertã

Além das informações diárias sobre o total de casos positivos, óbitos, novos casos e taxa de ocupação nos leitos de enfermaria e CTI Covid-19 dos hospitais particulares e público, a prefeitura também está divulgando os números da fila de espera para atendimento Covid-19 no Hospital Raul Sertã. Fila de espera de leitos: Enfermaria: 0 / UTI: 0; Leitos de enfermaria pediátrica (Clínica - Covid-19): Disponíveis: 3 / Ocupadas: 0.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra