Friburgo perde Beth do Licínio, ex-colunista social de A VOZ DA SERRA

Ela colaborou com o jornal por mais de 10 anos e lutava contra um câncer; leia a nossa mensagem
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Beth do Licínio (Arquivo AVS)
Beth do Licínio (Arquivo AVS)

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 15, a jornalista Maria Elizabeth Saldanha, ex-colunista social de A VOZ DA SERRA, onde assinava Beth do Licínio, em uma carinhosa homenagem ao companheiro de toda a vida, Licínio José da Silva. Era irmã do jornalista João Batista Saldanha, referência do jornalismo político friburguense.

Professora formada, Beth sempre esteve envolvida em ações sociais, além de movimentos culturais e artísticos. Por vários anos, atuou no setor cultural e social da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), e era membro da Soamar – Sociedade dos Amigos da Marinha.

Colaborou para revistas e jornais, e a convite do ex-diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura (falecido em 2013), assinou uma coluna semanal por mais de dez anos no jornal. 

Nos últimos anos lutou bravamente contra um câncer. O velório foi realizado no Memorial SAF, em Duas Pedras, e o sepultamento às 15 horas, no Cemitério São João Batista. 

A equipe e direção de A VOZ DA SERRA, consternada, envia seus sentimentos de pesar a toda a família.

ARTIGO:  À nossa colunista Beth do Lícinio 

“A morte sempre nos pega de surpresa, mesmo quando sabemos que alguém de quem gostamos muito, luta contra ela. Receber a notícia da morte de Beth, nossa colunista por tantos anos, nos deixou muito tristes.

Lutamos junto com Beth, tão logo a doença nos foi revelada. Avisou de seu afastamento, e daí foram muitos os telefonemas para acompanhar sua luta. Algumas vezes pedi que voltasse, e ela respondia que não estava preparada para reassumir seu espaço no jornal. Não voltou, nunca mais escreveu sua coluna.

Seu jeito alegre, sua generosidade, eram marcas de sua personalidade. Deixará muitas saudades por aqui também. Era sempre um grande prazer recebê-la, de surpresa, em nossa sede, para um beijo ou um agradinho para todos nós. 

Recentemente, em novembro, por ocasião de meu aniversário, me enviou um presente simpático com um cartão, desejando feliz aniversário. Emocionada, pensei: não se esqueceu de mim. Seu último gesto dedicado a mim, não sei se agradeci à altura esse esforço que certamente fez para agradar sua “chefinha”, como gostava de me chamar, em suas visitas.

Nos acostumamos a receber seu Licínio, sempre solícito, trazendo pessoalmente texto e fotos para a coluna semanal, mais tarde substituídos pelo pendrive. Naquele gesto carinhoso, percebíamos a cumplicidade desse casal (foto acima), o porquê de Beth querer “pertencer” a  Lícinio, o companheiro dedicado e respeitoso dessa mulher incrível chamada Elizabeth Saldanha. Casal nota dez, como se diz, companheiros de vida, de um amor tardio, mas nem por isso menos valoroso e arrebatador.

Amigo Licínio, neste momento de profunda tristeza pela perda de sua Beth querida, aceite nosso carinho. Abatidos também estamos todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ela. Hoje nos despedimos, dizendo “vá com Deus, Beth amada, a nossa Beth do Licínio”. 

Por Adriana Ventura, funcionários e jornalistas do Jornal A Voz da Serra

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário