O projeto “Edificando o Controle Interno”, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual juntos aos 92 municípios fluminenses, mostra Nova Friburgo em pior situação, em relação às principais cidades serranas, na estruturação dos mecanismos de controle da administração pública.
No ranking geral do estado, considerando as principais cidades serranas, Teresópolis aparece em décimo lugar, Petrópolis em 46º e Nova Friburgo, em 52º. Neste ranking geral, Cantagalo, município de menor porte também na Região Serrana, é avaliado em terceiro lugar, atrás apenas da capital e de Cambuci.
No ranking específico da transparência, Cambuci aparece em primeiro lugar, Petrópolis em 20º, Teresópolis em 22º, a capital em 25º, e Nova Friburgo, em 52º.
O projeto foi desenvolvido por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do MP, com objetivo de auxiliar os municípios na estruturação do controle interno, permitindo maior transparência na administração pública.
As avaliações são feitas por meio de um formulário digital, que é respondido pelos próprios municípios. As notas são atribuídas a cada município de acordo com categorias como transparência, ouvidoria, correição, controladoria, auxílio ao controle externo, planejamento e concretização de políticas públicas, entre outras.
Prefeitura contesta
A Prefeitura de Nova Friburgo contestou o estudo alegando que está defasado e que uma atualização será feita em breve pelo MP.
Deixe o seu comentário