Friburgo já realizou 3.139 testes desde o início da pandemia

Município descarta, no entanto, testagem em massa como estratégia de combate ao coronavírus
quarta-feira, 29 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburgo já realizou 3.139 testes desde o início da pandemia

O Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na última segunda-feira, 27, trouxe uma novidade. Além dos casos confirmados, suspeitos, descartados e óbitos por Covid-19, o Governo Municipal anunciou pela primeira vez o número total de testes realizados no município desde o início da pandemia. De acordo com os dados apresentados, foram 3.139 testes já feitos – somando o serviço público e o privado. Desses, 1.077 pessoas testaram positivo para a doença, 1.992 deram resultado negativo e ainda há outros 70 casos suspeitos em investigação aguardando o resultado de exames.

Conforme anunciado em primeira mão por A VOZ DA SERRA na edição da última sexta-feira, 24, a Prefeitura de Nova Friburgo está fazendo uma pesquisa de mercado para adquirir, de forma emergencial, quatro mil testes de Covid-19. A compra irá suprir a demanda da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia do coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial eletrônico do município no último dia 23.

Com isso, em breve o município deverá ampliar a sua capacidade de testagem, algo fundamental no enfrentamento à pandemia e subsídio importante para identificar a incidência do vírus e planejar ações, como a flexibilização das atividades econômicas, estágio atual do município, que encontra-se em bandeira laranja até o próximo domingo, de acordo com a nova métrica estabelecida através do decreto 645, publicado na última sexta-feira, 24.

Sem testagem em massa

No entanto, apesar de estar planejando a compra de quatro mil testes de Covid-19, o município de Nova Friburgo não adotará a testagem em massa, estratégia adotada por diversos municípios brasileiros, como o vizinho Teresópolis – que até a última segunda-feira, 27, já havia realizado 7.623 testes de Covid-19, mais que o dobro de Nova Friburgo. A afirmação descartando a testagem em massa foi feita pela subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, durante coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 24, por videoconferência.

“O município de Nova Friburgo optou por usar os critérios baseado em protocolos. Não adianta a gente fazer testagem em massa sem fluxo de atendimento e monitoramento de casos. Já sabemos que o número (de casos confirmados) é muito maior do que os divulgados no boletim porque a gente tem as subnotificações, temos os (pacientes) que não são elegíveis para os testes que temos hoje. Não adianta apenas testar porque a chance de dar um resultado falso negativo é muito grande. É fazer um uso inteligente dos testes e não uma testagem em massa apenas para dizer quantos (casos positivos) tem. A testagem em massa não vai ser uma estratégia adotada pelo município”, garantiu Fabíola.

Número de testes entra na nova métrica

A divulgação do número de testes de Covid-19 realizados no município é um dado importante para a métrica que irá aferir a cor da bandeira que será adotada no município determinando a retomada gradual e segura das atividades no município. Para aferir a bandeira que será adotada no município, os parâmetros de avaliação se basearão sempre em cinco indicadores: capacidade do sistema de saúde - que se subdivide em variação da ocupação dos leitos UTI adulto e variação da ocupação dos leitos clínicos adulto, e epidemiológicos - que se subdivide em variação de óbitos por Covid, variação do número de casos e a taxa de positividade para a doença (%). Esta última é calculada dividindo-se o número de casos confirmados pelo número de testes realizados na semana, de modo a confrontar essas informações com os dados da semana anterior para se verificar a variação média no período.

No entanto, se divulgado isoladamente, o número de testes realizados no município não contribui em nada para o cidadão que deseja acompanhar a evolução da doença na cidade e o andamento da retomada das atividades. Se a partir de agora forem divulgados diariamente, os dados irão possibilitar o acompanhamento do cálculo e dar mais transparência à aferição do sistema de bandeiras.

Entidades testaram trabalhadores

No período entre 11 de abril e 22 de julho, a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), em parceria com diversas associações e entidades de Nova Friburgo, criou a ‘Campanha de Testes de Covid-19’, para atender aos colaboradores das micro, pequenas e médias empresas locais, oferecendo a testagem com preço especial. Ao todo, 17.390 trabalhadores de 30 cidades foram testados na campanha.

Somente em Nova Friburgo - segunda cidade mais testada na campanha, atrás apenas do Rio de Janeiro -, 1.697 trabalhadores de 77 indústrias realizaram o teste de Covid-19. Desse total, apenas 39 testaram positivo para a doença - uma prevalência de apenas 2,3% da Covid-19 no município. Os testes foram realizados pelo Centro de Inovação Sesi em Higiene Ocupacional (CIS-HO).

O que diz a prefeitura

Entramos em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo fazendo uma série de questionamentos sobre a estratégia adotada pelo município no que se refere a testagem dos pacientes com suspeita de Covid-19. Perguntamos quantas pessoas foram testadas - considerando que muitos pacientes são testados mais de uma vez. Ou seja, o número divulgado pela prefeitura não significa que 3.044 pessoas foram testadas para Covid-19.

Questionamos também qual seria a estratégia adotada pelo município, já que foi descartada a testagem em massa. Ainda sobre a afirmação feita pela subsecretária de Vigilância em Saúde, perguntamos o que pode ser entendido por “fluxo de atendimento” e “monitoramento de casos”. Por fim, também indagamos a prefeitura se os quatro mil testes serão adquiridos com a verba devolvida recentemente pela Câmara de Vereadores ou se seria através de outra fonte. No entanto, até o fechamento desta reportagem não recebemos respostas para nenhum dos questionamentos acima. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra