Friburgo começa a vacinar idosos de 90 anos ou mais

Imunização estará sendo feita nesta segunda e quarta nas Estratégias de Saúde da Família de bairros e distritos, além de drive-thru no posto do Detran nesta segunda
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A fila do drive-thru da vacina no posto do Detran, na manhã desta segunda-feira (Foto: AVS)
A fila do drive-thru da vacina no posto do Detran, na manhã desta segunda-feira (Foto: AVS)

Seguindo uma orientação do Governo do Estado, a Prefeitura de Nova Friburgo iniciou nesta segunda-feira, 15, a vacinação de idosos a partir dos 90 anos de idade contra a Covid-19, em domicílio e em um drive-thru montado no posto do Detranm, em Duas Pedras.

O senhor Abdo Carin, carinhosamente conhecido como seu Abdinho, de 104 anos, foi o primeiro a chegar na fila do drive-thru. Dona Lourdes Celles Cordeiro, de 95 anos, também recebeu a sua primeira dose (fotos abaixo) 

Nesta segunda-feira, 15, a vacinação acontece nas residências dos idosos. O trabalho será feito por equipes das áreas de abrangência das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Riograndina, Terra Nova, Lumiar, São Pedro da Serra, Rio Bonito, Stucky, Vargem Alta, Amparo e Nova Suíça.

Já na quarta-feira, 17, a imunização também será nas residências dos idosos, nas áreas de cobertura das ESFs de Olaria I (Rua Xingu), Olaria II (Rua Espírito Santo) e Olaria III (Rua Augusto Nicolau Rodrigues), São Geraldo, Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Mury e Varginha.

A vacinação em domicílio acontecerá apenas nos bairros e distritos abrangidos pelas ESFs.

Os moradores com 90 anos ou mais e acamados  de outros bairros, como o Centro, também serão vacinados em casa, conforme o cadastro de registro ACESSE O LINK DO CADASTRO CLICANDO AQUI.

Já os idosos dessa faixa etária que moram nos bairros que não estão contemplados por essas ESFs devem se dirigir ao drive-thru. 

A imunização deste público seguirá na quarta-feira, 17, já que nesta terça-feira, 16, é feriado. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o processo se dará em diversos bairros e distritos nesses dois dias de vacinação. Por enquanto, segue suspensa a imunização de profissionais de saúde.

“O Centro da cidade não está contemplado nas listas das unidades porque não tem ESFs. No Centro, os idosos acamados irão tomar a vacina em casa ainda nesta segunda-feira, no entanto, nem todos deverão ser atendidos no mesmo dia. E os idosos que puderem ir, orientamos ir ao drive thrus no Detran-RJ”, declarou Fabíola Penna, subsecretária de Vigilância em Saúde do município.

A Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde garante que o idoso, mesmo que não consiga se cadastrar, tomará a vacina, mas reforça a necessidade de quem ainda não se cadastrou no site da Prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br), por telefone ou até mesmo indo a um posto de saúde, que o faça, pois é importante para o município traçar a estratégia das doses nos postos para evitar o desperdício.

Drive-thru

Apenas nesta segunda-feira, 15, das 10h às 15h, estará montado um drive thru no posto do Detran-RJ, em Duas Pedras, para atender idosos a partir dos 90 anos, dos bairros não contemplados pelas Estratégias de Saúde da Família. Os motoristas devem entrar pelas ruas laterais ao posto (Rua João Pinto de Faria, seguindo até a Rua Atalaia) para entrar no Detran-RJ. 

Documentos necessários

Para se vacinar, o idoso deverá apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Só serão imunizadas as pessoas a partir dos 90 anos de idade. Acompanhante, mesmo sendo da faixa etária idosa, não será vacinado neste momento.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra