Friburgo amplia leitos no Raul Sertã e terá Hospital de Campanha

Novas ações tentam conter o avanço da pandemia no município
segunda-feira, 13 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos:Divulgação)
(Fotos:Divulgação)

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Nova Friburgo está intensificando as ações de combate à doença com diversas medidas e adequações na rede municipal de Saúde. O Hospital Municipal Raul Sertã, por exemplo, teve ampliada a quantidade de leitos exclusivos para o atendimento de possíveis pacientes com coronavírus. Com  isso, 22 leitos extras foram disponibilizados na unidade, que não comprometem os já existentes.

Destes, dez leitos são de CTI (Centro de Tratamento Intensivo) para adultos e dois leitos de CTI infantil. Além dos espaços de CTI, outros dez leitos de enfermaria foram criados para tratar separadamente pacientes que possam apresentar sintomas suspeitos ou  precisarem ser internados.

No Raul Sertã, também já está funcionando junto a portaria da recepção da Central de Tratamento de Urgência (CTU) o Centro de Acolhimento, uma tenda que funciona como espaço de triagem, onde os pacientes com sintomas respiratórios ou de coronavírus são recebidos para avaliação e dão entrada na unidade separadamente sem qualquer contato com os demais pacientes. Uma nova sala de trauma também foi incluída nas modificações realizadas para pacientes acidentados que possuem os sintomas da Covid-19. 

Assim como no Hospital Municipal Raul Sertã, na Maternidade Mário Dutra de Castro também foram realizadas diversas modificações para prevenção, como o espaço de acolhimento das gestantes com sintomas que sugerem infecção por coronavírus.  Nas duas unidades o fluxograma foi totalmente modificado, ou seja, as etapas do processo de atendimento aos pacientes foram alterados para separar pacientes suspeitos. 

Além dos dois hospitais, três outros centros de triagem estão previstos para serem implantados nos próximos dias: na Unidade Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Conselheiro Paulino; no posto de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria e na unidade do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Mury; este voltado para atender a moradores da região de Vargem Alta, Theodoro de Oliveira e ainda os distritos de e São Pedro da Serra.

Hospital de Campanha começa a ser montado em Conselheiro   

Também dentre as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus em Nova Friburgo está a implantação de um Hospital de Campanha no município. O prefeito Renato Bravo recebeu na semana passada a aprovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para a instalação do hospital que será adaptado no campo de futebol do ginásio poliesportivo Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). 

Ainda não há data para o início das instalações do hospital de campanha e, consequentemente, de suas operações, mas os acertos com o Governo do Estado já estão em andamento para que as atividades sejam iniciadas o mais breve possível. O Hospital de Campanha terá capacidade para até 100 leitos e beneficiará pacientes de Nova Friburgo e dos municípios vizinhos do Centro-Norte fluminense que possam contrair coronavírus e necessitem de internação. 

Na última sexta-feira, 10, o prefeito Renato Bravo, junto com parte da equipe do Comitê Operativo de Emergência em Saúde de Nova Friburgo (COE), esteve no ginásio Frederico Sichel e acompanhou o início dos trabalhos de montagem da estrutura de emergência. Caminhões chegaram ao local pela manhã trazendo os materiais para a montagem do Hospital de Campanha. 

 

LEIA MAIS

Médicos e enfermeiros já contratados pelo Estado fariam parte do corpo médico sem onerar o município

Caso não responda, órgão pode acionar Justiça para apurar crime de desobediência

Com 100 leitos, sendo 20 de UTI, unidade vai auxiliar no combate ao Covid-19

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra