Friburgo alivia restrições e vai agora para a bandeira amarela

Novo estágio flexibiliza ainda mais funcionamento de segmentos como bares, restaurantes e comércio a partir de segunda
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburgo alivia restrições e vai agora para a bandeira amarela

Após oito semanas seguidas de bandeira vermelha, Nova Friburgo entrou o mês de fevereiro em bandeira laranja. No entanto, o estágio que indica risco moderado de infecção pela Covid-19 e passou a valer na última segunda-feira, 1º, até este domingo, 7, mudou novamente. Só que desta vez a mudança é para a bandeira amarela, um estágio mais brando de restrições que indica risco baixo de contaminação.

A bandeira amarela flexibiliza ainda mais o funcionamento de setores e atividades comerciais que estavam com restrições mais rígidas, como bares, lanchonetes e restaurantes, por exemplo. Na próxima sexta-feira, 12, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.

O que poderá funcionar a partir da próxima segunda-feira:

- Indústrias: funcionarão com capacidade de até 80%;
- Comércio e serviços: poderão funcionar das 10h às 1h, de segunda a sábado;
- Restaurantes e lanchonetes: poderão funcionar com 50% da capacidade, das 7h à meia-noite;
- Bares e lojas de conveniência: poderão funcionar com até 50% de sua capacidade, das 7h às 20h;

- Salões de beleza, barbearias e afins: poderão funcionar apenas com atendimento agendado;
- Shoppings: poderão funcionar normalmente, respeitando as normas sanitárias;
- Hotéis e pousadas: poderão funcionar com até 70% da sua capacidade de atendimento;
- Estacionamentos e lava-jatos: poderão funcionar normalmente, respeitando as normas sanitárias;
- Transporte coletivo: deve funcionar em sua plenitude de 6h às 10h e das 17h às 20h. Fora desses horários, a frota poderá ser reduzida a 30% de sua capacidade;
- Clubes sociais: poderão funcionar com até 60% de sua capacidade. Seguem vedadas a prática de esportes coletivos e de contato;
- Turismo e parques: poderão funcionar normalmente, respeitando as normas sanitárias;
- Instituições religiosas: poderão funcionar com até 70% de sua capacidade;
- Academias: poderão funcionar com até 80% de sua capacidade;
- Cinemas: poderão funcionar com até 50% de sua capacidade, das 10h às 23h, com mínimo de uma poltrona de intervalo entre os clientes;

Por outro lado, mesmo em bandeira amarela mantém-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos infantis, inclusive no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos; estádios, campos, arenas, ginásios e afins. Também segue mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, sejam elas artesanais ou não, em todo o território do município.

Em 24h,  64 novos casos e nenhum óbito por Covid

De acordo com o boletim sobre Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na noite desta sexta-feira, 5, subiu para 9.586 o número total de casos confirmados da doença no município – um aumento de 64 novos casos em apenas um dia. Do total de infectados, 654 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registrou 279 mortes, mesmo número que o anunciado na quarta-feira, 3.

Nova Friburgo contabiliza ainda outros 33 pacientes com suspeita da doença. Destes, 20 estão em casa aguardando resultados dos exames, nove estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 4.313 pacientes recuperados e 10.067 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 19.686 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, sendo que 48,69% testaram positivo.

Ocupação de leitos

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira, 5, nos hospitais locais, foi de 54,76%: (Raul Sertã: 50%); (Unimed: 70%); (São Lucas: 60%); e (Serrano: 0%). Dos 42 leitos disponíveis, 23 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação apurada foi de 37,66%: (Raul Sertã: 50%); (Unimed: 60%); (São Lucas: 10%); (Serrano: 10%). Dos 77 leitos disponíveis, 29 estavam ocupados.

Balanço vacinação

Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, que desde a última segunda-feira, 1º de fevereiro, passou a divulgar também um boletim diário com o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. De acordo com os dados disponibilizados no início da noite desta sexta-feira, 3.186 pessoas já foram imunizadas, 80 a mais que o divulgado na quinta-feira, 4. 

 

LEIA MAIS

Prefeito sancionará projeto que prevê uso em tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica

Capital aguarda evolução da nova variante; Bom Jardim já cancelou a festa

Caps III Quatro Estações passa a funcionar também à noite e nos fins de semana, para pessoas com transtornos mentais

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra