Friburgo alivia restrições e vai agora para a bandeira amarela

Novo estágio flexibiliza ainda mais funcionamento de segmentos como bares, restaurantes e comércio a partir de segunda
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburgo alivia restrições e vai agora para a bandeira amarela

Após oito semanas seguidas de bandeira vermelha, Nova Friburgo entrou o mês de fevereiro em bandeira laranja. No entanto, o estágio que indica risco moderado de infecção pela Covid-19 e passou a valer na última segunda-feira, 1º, até este domingo, 7, mudou novamente. Só que desta vez a mudança é para a bandeira amarela, um estágio mais brando de restrições que indica risco baixo de contaminação.

A bandeira amarela flexibiliza ainda mais o funcionamento de setores e atividades comerciais que estavam com restrições mais rígidas, como bares, lanchonetes e restaurantes, por exemplo. Na próxima sexta-feira, 12, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.

O que poderá funcionar a partir da próxima segunda-feira:

- Indústrias: funcionarão com capacidade de até 80%;
- Comércio e serviços: poderão funcionar das 10h às 1h, de segunda a sábado;
- Restaurantes e lanchonetes: poderão funcionar com 50% da capacidade, das 7h à meia-noite;
- Bares e lojas de conveniência: poderão funcionar com até 50% de sua capacidade, das 7h às 20h;

- Salões de beleza, barbearias e afins: poderão funcionar apenas com atendimento agendado;
- Shoppings: poderão funcionar normalmente, respeitando as normas sanitárias;
- Hotéis e pousadas: poderão funcionar com até 70% da sua capacidade de atendimento;
- Estacionamentos e lava-jatos: poderão funcionar normalmente, respeitando as normas sanitárias;
- Transporte coletivo: deve funcionar em sua plenitude de 6h às 10h e das 17h às 20h. Fora desses horários, a frota poderá ser reduzida a 30% de sua capacidade;
- Clubes sociais: poderão funcionar com até 60% de sua capacidade. Seguem vedadas a prática de esportes coletivos e de contato;
- Turismo e parques: poderão funcionar normalmente, respeitando as normas sanitárias;
- Instituições religiosas: poderão funcionar com até 70% de sua capacidade;
- Academias: poderão funcionar com até 80% de sua capacidade;
- Cinemas: poderão funcionar com até 50% de sua capacidade, das 10h às 23h, com mínimo de uma poltrona de intervalo entre os clientes;

Por outro lado, mesmo em bandeira amarela mantém-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos infantis, inclusive no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos; estádios, campos, arenas, ginásios e afins. Também segue mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, sejam elas artesanais ou não, em todo o território do município.

Em 24h,  64 novos casos e nenhum óbito por Covid

De acordo com o boletim sobre Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na noite desta sexta-feira, 5, subiu para 9.586 o número total de casos confirmados da doença no município – um aumento de 64 novos casos em apenas um dia. Do total de infectados, 654 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registrou 279 mortes, mesmo número que o anunciado na quarta-feira, 3.

Nova Friburgo contabiliza ainda outros 33 pacientes com suspeita da doença. Destes, 20 estão em casa aguardando resultados dos exames, nove estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 4.313 pacientes recuperados e 10.067 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 19.686 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, sendo que 48,69% testaram positivo.

Ocupação de leitos

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira, 5, nos hospitais locais, foi de 54,76%: (Raul Sertã: 50%); (Unimed: 70%); (São Lucas: 60%); e (Serrano: 0%). Dos 42 leitos disponíveis, 23 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação apurada foi de 37,66%: (Raul Sertã: 50%); (Unimed: 60%); (São Lucas: 10%); (Serrano: 10%). Dos 77 leitos disponíveis, 29 estavam ocupados.

Balanço vacinação

Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, que desde a última segunda-feira, 1º de fevereiro, passou a divulgar também um boletim diário com o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. De acordo com os dados disponibilizados no início da noite desta sexta-feira, 3.186 pessoas já foram imunizadas, 80 a mais que o divulgado na quinta-feira, 4. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra