Friburgo adere neste sábado ao Dia Mundial da Limpeza

Entre as ações previstas, recolhimento de lixo das margens do Rio Bengalas
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Rio Bengalas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Rio Bengalas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Neste sábado, 18, será realizado o evento em 180 países ações alusivas aos “Dia Mundial da Limpeza” e Nova Friburgo está incluída nas ações em prol da melhoria do planeta com dois projetos de impacto ambiental: o Organokits e o Festival da Sustentabilidade, com o apoio prefeitura e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre outros. As atividades de limpeza incluem limpeza ambiental (separação de material para reciclagem, resíduos eletrônicos e retirada de lixo de áreas públicas), digital (limpeza de dispositivos e arquivos digitais a fim de diminuir a emissão de CO2), solidária (separação de itens para doação) e mental (meditação, prática de esportes, leitura, dança, música, entre outras atividades). 

A ação de limpeza ambiental oficial em Nova Friburgo acontecerá no Centro, bairro Cascatinha e nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Os grupos serão divididos em cinco pessoas para que não haja aglomerações e os participantes deverão levar luva para recolhimento dos resíduos, máscara de proteção e álcool em gel. 

No centro da cidade, ação está programada para a partir das 8h30 com encontro em frente à Igreja Luterana, no Paissandu, seguido de alongamento (dicas posturais) e às 9h30 terá início a coleta de resíduos nas margens do Rio Bengalas; 10h30, triagem do material e pesagem; 11h30, apresentação dos resultados e encerramento. No bairro Cascatinha, o encontro para o posterior recolhimento de resíduos será às 9h, em frente a padaria Encanto da Montanha.

Nos distrito de Lumiar e São Pedro da Serra, o encontro terá início às 8h30, na Estrada Serramar com a equipe da APA Macaé de Cima e voluntários; 10h30, na  Estrada Constância Heringer, (beira rio, na altura do condomínio Quarks): com Pedro de Paulo e voluntários; 11h, na Ponte da Euterpe Lumiarense com o Grupo de Trabalhode Resíduos NF, AMA Lumiar, equipe APA Macaé de Cima e voluntários; 12h30, roda de conversa com o tema: “Apontamentos para um planejamento comunitário em relação aos resíduos sólidos da região”, na Praça Levy Aires Brust (praça da Euterpe Lumiarense), com a presença de Denise Rambaldi, chefe da APA Macaé de Cima.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra