Free Mountain Festival explora potenciais esportivo e natural de Friburgo

Evento a partir desta sexta reúne tudo o que faz parte do universo outdoor, incluindo cinema open air e palestras sobre meio ambiente
sexta-feira, 16 de julho de 2021
por Vinicius Gastin
Cada vez mais na moda, o ciclismo também está incluído com atividades programadas
Cada vez mais na moda, o ciclismo também está incluído com atividades programadas

Parece até repetitivo escrever ou comentar sobre os potenciais naturais e esportivos de Nova Friburgo. Mas é sempre válido destacá-los e, sempre que possível, uni-los em torno de um mesmo propósito. E será exatamente inspirado nos maiores eventos de montanha da Europa que o Free Mountain Festival promove sua edição de 2021 a partir desta sexta-feira, 16. Estão programadas no município diversas atividades ao ar livre, cinema open air, palestras sobre meio ambiente e tudo o que faz parte do universo outdoor. Uma verdadeira comunhão entre natureza, conhecimento e aventura.

Por causa da pandemia, o evento será em formato híbrido, com atividades online e algumas experiências presenciais exclusivas para pequenos grupos de pessoas. As restrições necessárias para conter o avanço da Covid-19 impossibilitam a realização do evento no formato original, e por esse motivo, segundo os organizadores, não haverá a montagem da arena base do festival, tampouco as atividades esportivas acontecendo com a participação aberta ao público.

“Estamos acompanhando diariamente as regras divulgadas pela prefeitura e, para que a marca seja lançada neste ano faremos uma adaptação do evento com algumas atividades online e outras experiências exclusivas para um seleto grupo de pessoas. Ressaltamos que a missão do nosso festival para os próximos anos é desfrutar de uma das áreas mais especiais da Região Serrana do Rio durante num fim de semana. Atividades para a família e amantes da natureza encherão o inverno de Nova Friburgo de vida com o primeiro festival de atividades outdoor da Região Serrana. No seu formato original, o evento terá diversas oficinas ambientais, passeio de bike, corrida trail, cinema ao ar livre, trekking, shows e outras atividades pensadas para criar uma autêntica experiência nas montanhas”, destaca a produção do evento.

Nada que tire o brilho ou a expectativa positiva para o desenvolvimento das atividades ainda em 2021. Dentre as atividades programadas está a oportunidade para os amantes da fotografia de participarem do primeiro festival de atividades outdoor da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Nova Friburgo, por exemplo, é umas das dez melhores cidades do Brasil para a fotografia de astros, e uma atividade acontecerá para um seleto grupo de pessoas no Parque Estadual dos Três Picos. Devido a pandemia, as inscrições não estão abertas ao público.

O guia dessa expedição será Juran Santos, fotógrafo e amante da natureza. O sítio Pedra Solta, refúgio repleto de natureza e próximo ao ponto de onde serão feitos os registros, será utilizado como base de apoio.

Outra atividade prevê o percurso de uma ultra maratona, com aproximadamente 50 quilômetros, e sairá do centro da cidade passando por montanhas, trilhas e estradas até o sítio Pedra Solta, em Três Picos. O trajeto foi desenvolvido em parceria com Pedro Mussi, da Agille Consultoria Esportiva, especialista em esportes outdoor, trail runner e bacharel em educação física.

Nesta edição de lançamento do Free Mountain Festival também será levado um pequeno grupo de ciclistas para desfrutar de áreas especiais da nossa cidade e também faremos uma parada no Sanandu Park, localizado no Stucky.

Uma das novidades é o Boulder, destacando a história de Nova Friburgo na revelação de talentosos alpinistas. O objetivo é continuar disseminando a cultura de montanha e incentivando os esportes de aventura no Free Mountain Festival. A disputa acontecerá de forma individual na base de escalada indoor mais estruturada da cidade. Devido à pandemia, as inscrições não estão abertas ao público, a competição acontecerá para um seleto grupo de atletas.

Já a planeta Indoor receberá os atletas inscritos de forma individual no sábado, 17, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do evento no YouTube. A disputa será em vias de nível variado. O vencedor será aquele que zerá-las no menor tempo possível.

Com intuito de alertar a população para o impacto das ações no meio ambiente, também será organizado um treeking ecológico com participação de poucas pessoas com objetivo de recolher lixo. Essa prática, batizada recentemente de plogging, é uma ação de conscientização ambiental.

 

LEIA MAIS

Entre as ações previstas, recolhimento de lixo das margens do Rio Bengalas

Combate mobilizou 3 viaturas por mais de 6h e consumiu cerca de 5 mil litros de água em plena estiagem, segundo o 6º GBM

Por conta disso foi programada uma semana inteira de atividades

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra