Fornecimento de energia já pode ser cortado por inadimplência

Prazo que restringia suspensão durante a pandemia já terminou
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Fornecimento de energia já pode ser cortado por inadimplência

A interrupção do fornecimento de energia elétrica por inadimplência estava proibido até 31 de julho, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde o dia 1° de agosto as concessionárias de energia elétrica podem retomar os cortes por inadimplência. Segundo a Aneel, os consumidores inadimplentes receberão um aviso antes que o desligamento seja efetuado.

A resolução 878/2020 estabeleceu um conjunto de medidas, como a proibição do corte, para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia e a proteção de consumidores e funcionários das concessionárias em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.

O fornecimento de energia poderá ser suspenso, por falta de pagamento, tanto para clientes residenciais urbanos e rurais, quanto para prestadores de serviços essenciais. A restrição do corte será mantida para os consumidores de baixa renda, inscritos no programa de tarifa social, até o fim de 2020.  

A Aneel vai manter a bandeira verde tarifária acionada até o dia 31 de dezembro de 2020. Na prática, isso significa que não haverá cobrança de tarifa extra na conta de luz dos brasileiros.

Renegociação 

A inadimplência no setor elétrico subiu de 3% para 12%, no país, durante a pandemia, conforme o Ministério de Minas e Energia. De acordo com a Energisa, concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, a negociação e as condições são oferecidas conforme as necessidades do cliente. Para negociar os débitos com a concessionária, o consumidor pode entrar em contato pelo Whatsapp (22) 99292-4081, por meio do site energisa.com.br, aplicativo Energisa On ou pelo telefone 0800 032 0196. 

Águas de Nova Friburgo

A concessionária Águas de Nova Friburgo informou que vem realizando uma série de medidas para facilitar a negociação de débitos dos clientes, como forma de amenizar os impactos financeiros causados pela pandemia do coronavírus em grande parte da população. A empresa informou também que os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos continuam sendo oferecidos normalmente. 

Para solucionar os débitos com a empresa e mais informações, o cliente deve entrar em contato pelo Whatsapp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas e chat interativo, que está disponível no aplicativo e no site www.aguasdenovafriburgo.com.br ou pelo 0800 757 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância).

 

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