Firjan projeta queda de 6,4% do PIB fluminense este ano

Estudo diz que pode ser o pior resultado da série histórica
sábado, 06 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Homem nas escadarias do antigo Fórum, durante a quarentena (Foto: Henrique Pinheiro/ AVS)
Homem nas escadarias do antigo Fórum, durante a quarentena (Foto: Henrique Pinheiro/ AVS)

Na última quinta-feira, 4, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou projeções que apontam queda de 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense em 2020. Caso as suposições se confirmem, esse será o pior resultado de série histórica que considera os dados divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002, quando aconteceu a última mudança de metodologia.

A diminuição acentuada este ano, de acordo com a Firjan, reflete os impactos da pandemia do coronavírus e o atual cenário econômico, político e social. As estimativas da federação mostram que no primeiro trimestre do ano já houve queda de 0,6%, na comparação com o mesmo período de 2019. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, o recuo foi de 1,9%.

A projeção para o setor de serviços é uma queda de 6,7% em 2020 e, para a indústria, queda de 6,3%. A indústria extrativa deve apresentar recuo de 7,3%, já que a crise atual afeta o mercado global e, como efeito direto, a redução da economia mundial apresenta impacto na demanda por óleo e gás. Para a construção civil é projetada uma retração de 6,2%.

Já a projeção para a indústria de transformação é de queda de 5,9% no ano. Nesse caso, a Firjan considera principalmente os possíveis impactos negativos da crise argentina sobre as exportações, especialmente do setor automotivo, e a menor demanda externa para o setor de metalurgia.

A Firjan destaca que a economia fluminense deverá ter uma recuperação lenta, e que todas as projeções apontadas levam em conta o encerramento das medidas restritivas para o combate à Covid-19 na segunda semana de junho. Caso o prazo para a retomada das atividades seja maior, a perspectiva de uma queda ainda mais acentuada para este ano não está descartada. O estudo “Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB” pode ser acessado através deste link.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra