Durante o Encontro para o Desenvolvimento Regional, realizado nesta terça-feira, 1º, no Sesc Nova Friburgo, a presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato Sancho assinou uma carta-compromisso com o objetivo de colaborar com a implantação de programas e ações voltadas para a região. O evento, organizado pelo governo do estado, teve como representante o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, e reuniu autoridades estaduais, prefeitos dos municípios da região, além de diversas instituições e empresas.
Márcia apresentou os pleitos da indústria e ressaltou a importância do estado olhar com atenção para o interior, principalmente, neste momento de pandemia: “Temos uma região com inúmeras forças, vocações e potencialidades e sabemos os desafios gerados pela incerteza do momento em que vivemos. Por isso, atuamos firmemente com o propósito de transformar essa realidade e trouxemos, mais uma vez, pleitos de nossa indústria com a expectativa de contar com o apoio e parceria do governo do estado para somar forças e, desta forma, manter as nossas indústrias em atividade”, reforçou a empresária.
Entre os pedidos estão a revisão da substituição tributária das operações internas e interestaduais com água mineral, leite e outras bebidas; o Refis estadual em que as empresas possam quitar as suas dívidas com o estado em até 240 meses; melhorias em todas as estradas da região, com atenção especial para o Km 53,3 da RJ-116, para a retirada da barreira; investimentos e incentivos para a agricultura, através de linhas de créditos e programas de desenvolvimento tecnológicos para melhor cultivo dos produtos; prorrogação até 2032 do benefício fiscal previsto no decreto 43.608/2012 para o setor de alimentos e bebidas; entre outras demandas que estão alinhadas ao Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025.
O Mercoserra também esteve presente (abaixo).
A presidente da Firjan Centro-Norte também entregou ao representante do governo estadual uma carta petição desenvolvida pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo: “Estamos apresentando um conjunto de ações fundamentadas nas perspectivas técnicas e práticas dos núcleos de excelência acadêmicas, de representatividade social, empresarial, industrial e política da cidade, para contribuição ao aperfeiçoamento de políticas públicas de estímulo, fomento e capacitação da inovação na cidade e região”, ressaltou Márcia Carestiato Sancho.
Na parte da tarde, aconteceu ainda a oficina “Panorama do Desenvolvimento Regional”, com o objetivo de promover um amplo debate sobre vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento das diferentes regiões fluminenses. Ainda como parte da programação, houve uma “Rodada de Negócios”, do CompraRJ, para aproximar grandes compradores dos fornecedores regionais. Além de um espaço de atendimento com stands das instituições: AgeRio, Codin, Jucerja, prefeituras, Sebrae e outros parceiros.
Promovidos pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, os Encontros para o Desenvolvimento Regional - este realizado em Nova Friburgo foi o quinto deles - têm como objetivo debater as vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento do estado. Nesta edição, as cidades contempladas, além de Nova Friburgo, foram Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Silva Jardim, Sumidouro e Trajano de Moraes.
Deputada defende vocações regionais
Também presente, a deputada estadual Adriana Balthazar (Novo) afirmou que a retomada do desenvolvimento econômico fluminense passa, necessariamente, pelo estímulo às vocações regionais, e por isso tem trabalhado para fomentar os potenciais da Região Serrana. Coautora da Lei 9.428, que suspendeu a substituição tributária nas operações de saída interna sobre bebidas produzidas no Estado do Rio - fundamental para impulsionar o crescimento das cervejarias locais - a deputada destinou R$ 600 mil em emendas ao Orçamento estadual de 2022 para o SerraTec, o maior parque tecnológico do interior.
Criado em 2002, o parque tem o apoio das prefeituras de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis e reúne nas três cidades empresas nacionais e multinacionais, modernos laboratórios e centros de pesquisa e o que há de mais moderno em infraestrutura para o setor.
No início deste ano, a parlamentar também celebrou a sanção, pelo governador Cláudio Castro, da Lei 9.543/2022, de sua autoria, que concedeu ao município de Santa Maria Madalena o título de “Cidade das Estrelas". A lei autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes.
Deixe o seu comentário