Ferros-velhos: prazo para regularização termina nesta quinta

Até o início desta semana somente 80 estabelecimentos se cadastraram
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O prazo para que os ferros-velhos de todo o Estado do Rio de Janeiro que comercializam sucatas, cabos, fios de cobre e outros materiais metálicos se regularizem obtendo o documento de emissão do Cadastro de Estabelecimento de Reciclagem (CER) termina nesta quinta-feira, 28. Até o início desta semana, somente 80 estabelecimentos no Rio e no interior haviam solicitado a regularização na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). 

Ao concluir a etapa de regularização, os responsáveis pelos ferros-velhos recebem o acesso ao aplicativo para celulares denominado Sucata Online, desenvolvido pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da Polícia Civil. Trata-se de uma ferramenta para controle e transparência da comercialização de materiais desta natureza no Estado do Rio de Janeiro, permitindo uma fiscalização mais dinâmica e eficaz e, consequentemente, combatendo crimes de furto e de receptação.

As fiscalizações, que até então estavam acontecendo para reprimir crimes de receptação e orientar sobre a nova legislação, passam, a partir de agora, a aplicar as sanções previstas na legislação, como multa, cancelamento da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e suspensão da prerrogativa dos sócios. Na capital e Região Metropolitana, a fiscalização e os processos administrativos ficam a cargo da DRF, enquanto nas demais regiões do estado as atuações serão concentradas nos Departamentos de Polícia de Área (DPA).

No ambiente do aplicativo Sucata Online, todo o material é catalogado pela própria empresa e as informações são compartilhadas diretamente com o banco de dados da Polícia Civil. Além de um instrumento de controle da comercialização, o sistema é uma espécie de gerenciador do próprio estabelecimento.

A regularização dos estabelecimentos está diretamente ligada à repressão aos crimes de furto e receptação, principalmente de materiais metálicos de concessionárias, que impactam diretamente na vida da população fluminense. A tendência é que os delitos tenham uma queda significativa.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: