Febre Aftosa: vacinação prorrogada até o próximo dia 17

Expectativa é que mais de 160 milhões de animais sejam imunizados nesta campanha
quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Brasil. O novo prazo será até o próximo dia 17, podendo a declaração da vacinação pelo produtor ser realizada até dia 24. Ao todo, espera-se vacinar cerca de 161 milhões de animais.

A medida foi definida após solicitação dos governos de alguns estados, motivados, em parte, pela aprovação e liberação de lotes de partidas de vacina ao final da etapa. “A ampliação do prazo foi definida para evitar transtornos ao produtor e evitar prejuízos à cobertura vacinal”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, do Mapa, Geraldo Moraes.

No Rio de Janeiro e em mais dez estados que compõem o Bloco 4 do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa, a vacinação é para bovinos e bubalinos de todas as idades. As vacinas devem ser adquiridas pelos produtores rurais nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 e 8 graus, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. 

O Mapa recomenda que devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. Além da vacinação, os produtores devem fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. 

Já a declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. Em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem o órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: