Faol: ar-condicionado em ônibus não é propagador de coronavírus

Baseada em infectologista, empresa garante em nota que aparelhos não carregam e distribuem gotículas de passageiros
terça-feira, 17 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Ônibus da Faol por dentro (Arquivo AVS)
Ônibus da Faol por dentro (Arquivo AVS)

A concessionária Nova Faol, responsável pelo transporte público em Nova Friburgo, garantiu nesta terça-feira, baseada em nota da empresa Marcopolo, que o uso de ar-condicionado nos ônibus não é propagador do coronavírus.

Segundo a empresa, a transmissão da doença não acontece por este meio. Baseada em informações atribuídas a Lessandra Michelin, médica infectologista integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia e Professora do curso de Medicina da UCS, o ar-condicionado por si só não é um agente multiplicador do vírus.

“Infecções como o coronavírus são transmitidas ao tocar superfícies contaminadas ou ao respirar gotículas de alguém que tosse ou espirra e que tenha o vírus. O ar-condicionado não tem a capacidade de carregar gotículas de passageiros e distribuí-las contaminando o ambiente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que empresas e passageiros de transporte coletivo adotem as medidas preventivas indicadas pela entidade. As orientações são para as empresas redobrarem cuidados com a higienização do interior do veículo e superfícies.

Para passageiros os cuidados incluem lavar as mãos com água e sabão, fazer uso de álcool gel, principalmente após tocar superfícies que possam estar infectadas ou em locais com alto fluxo de pessoal, além de espirrar ou tossir em lenços de papel que devem ser descartados após o uso.

A Faol informou que, no quesito limpeza, a empresa duplicou a frequência da higienização dos aparelhos de ar-condicionado dos ônibus e a limpeza interna dos ônibus com água e sabão", diz a nota.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra