Falha em subestação gerou apagão em Friburgo e em mais 12 cidades fluminenses

Segundo o ONS, falta de energia que afetou parte da Região Sudeste na noite de sábado não teve relação com a crise hídrica do país
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Uma interrupção de energia atingiu Nova Friburgo e outras cidades do Rio de Janeiro na noite deste sábado, 18. A Energisa informa que as interrupções de energia que afetaram o município foram ocasionadas por um problema externo ao seu sistema elétrico.  A distribuidora esclareceu que instabilidades no sistema da supridora de energia que abastece a Energisa deram origem ao problema de falta de energia em Friburgo, que afetou mais 12  municípios do estado.

A Energisa informou que  fez todos os esforços para minimizar os impactos e a situação já está normalizada. A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com a  Supridora e o ONS (Operador Nacional do Sistema) para informações precisas e detalhadas.

Furnas afirmou neste domingo, 19, que uma falha em sua Subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras, causou o apagão que afetou parte dos municípios do Sudeste na noite deste sábado. Ainda não se sabe a causa da pane. O ONS  acrescentou que o apagão que afetou parte da Região Sudeste “não teve relação com a crise hídrica do país”.

“Às 21h21, ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão. As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, esclareceu.

Segundo a Energisa, uma das distribuidoras atingidas pela falha, “a ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões da Energisa de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções”.

O apagão afetou 60 municípios de Minas Gerais. No Estado do Rio, além de Nova Friburgo, o problema foi relatado em  Araruama, Búzios, Cabo Frio, Iguaba, Macaé, Paraíba do Sul, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Teresópolis, Três Rios e Vassouras. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: