A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, reinventou-se nos tempos de pandemia. Após modificar todo o seu projeto pedagógico de 2020, disponibilizando ensino a distância para os alunos da Educação Básica, chegou a vez de contemplar os estudantes dos cursos de Qualificação Profissional. Através de um projeto piloto, coordenado pela Diretoria de Formação Inicial Continuada (DIF), 40 unidades estão com vagas abertas para oficinas online e gratuitas. As vagas foram destinadas de forma prioritária para os alunos matriculados na primeira rodada de 2020 dos cursos de Qualificação Profissional, paralisados em decorrência da Covid-19.
As oportunidades são em várias áreas do conhecimento como: Gestão Administrativa, Gastronomia Descomplicada, Noções de Matemática para Eletricidade, Redação para o Enem, História da Arte Digital, Espanhol Básico, Noções Básicas de Excel, Leitura Dramática, Musicalização Infantil Piano, Repertório no Violão, Marketing Pessoal, Empreendedorismo Legal, Bolos para Vendas, Redes Sociais, Maquiagem Básica, entre outros.
As atividades já começaram desde segunda-feira, 24. As oficinas têm duração entre duas até 30 horas, dependendo do curso. No caso de sobra de vagas, as unidades abrirão as inscrições para a ampla concorrência. Cada unidade está sendo responsável pelas suas inscrições e estipulou a sua própria plataforma para a oferta do conteúdo. Após conclusão da oficina, os certificados estarão disponíveis no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br).
O presidente da Faetec, Maicon Lisboa, explica que implementar o projeto foi um dos desafios que o setor da educação precisou enfrentar durante a pandemia. “O cenário foi desafiador e tivemos adversidades por conta das medidas do isolamento social. Conseguimos implantar, em tempo recorde, o ensino a distância na Educação Básica, mas tínhamos conosco a vontade de beneficiar também os alunos dos nossos cursos profissionalizantes, que ficaram sem aulas. As oficinas online são um projeto piloto e ficamos muito felizes em saber que tivemos grande adesão. Isso mostra o quanto o ensino da Faetec tem credibilidade e a população do Estado do Rio de Janeiro confia no conteúdo que oferecemos em nossas atividades”, destacou o professor.
“Mesmo nesse período repleto de adversidades, nosso objetivo é continuar proporcionando o desenvolvimento profissional para os estudantes da Rede. A grande procura pelas oficinas só mostra que estamos no caminho certo e, quando esse momento passar, os alunos estarão mais confiantes e qualificados para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. Esse é um projeto que nos dá muito orgulho, e tem tudo para prosperar por todo território fluminense”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.
Deixe o seu comentário