Faetec abre processo seletivo para novos alunos

Há 2.370 vagas para a Educação Infantil e ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Inscrições vão até 24 de janeiro
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Faetec abre processo seletivo para novos alunos

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), instituição vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu nesta semana as inscrições para 2.370 vagas para os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (Normal e Formação Geral), Técnico de Nível Médio e Ensino Superior (Licenciatura e Tecnólogo). Todas as oportunidades são para o ingresso de novos alunos em 2021.

Do total de vagas oferecidas, mais de 1.700 são destinadas aos cursos técnicos, visando atender setores estratégicos da economia do Estado, tais como: Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Hospedagem, Informática, Telecomunicações, Construção Naval, Segurança do Trabalho, entre outros.

Para a Formação Geral, são destinadas 35 vagas, distribuídas pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso normal de nível médio, para a formação de professores, oferece 15 vagas somente no Isepam em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Das mais de 300 vagas destinadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, 181 são direcionadas aos Institutos Superiores de Educação. As demais oportunidades são para Escolas Fundamentais de Iniciação Profissional, em tempo integral. No Ensino Superior, são 259 vagas para Licenciatura em Pedagogia e para cursos de tecnólogos, tais como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental, entre outros, oferecidos nas Faeterjs e nos Institutos Superiores.

Como fazer a inscrição 

Quem estiver interessado em participar desta seleção já pode se cadastrar na página da Selecon (organizadora do concurso) na web, selecon.com.br, ou pelo site da Faetec, até 24 de janeiro de 2021. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ter obrigatoriamente o número de inscrição do CPF.

A seleção para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Normal e Formação Geral) nos Institutos Superiores de Educação será realizada por meio de sorteio, tendo como base o número do primeiro prêmio da Loteria Federal, do dia 6 de março. Para essas vagas, não serão cobradas taxa de inscrição.

Para as demais vagas, haverá taxa de inscrição. O boleto no valor de R$ 55 será emitido ao término do cadastro e poderá ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento. A isenção da taxa, para quem comprovar insuficiência de recursos financeiros, será concedida por meio da apresentação de documentação solicitada no edital. O pedido poderá ser feito somente até o dia 28 de dezembro.

O processo seletivo dos candidatos, para as formas de organização com cobrança de taxa, será feito por meio de provas, que ocorrerão no dia 28 de fevereiro. Serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática para os cursos técnicos. No Ensino Superior, a avaliação terá Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Os concorrentes devem ficar atentos ao edital que traz o cronograma com o resultado e o período de matrícula.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação