Estudantes já podem se inscrever no Provão do Ceja

Aprovados poderão concluir os ensinos fundamental e médio
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

As inscrições para o Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja 2024 estão abertas e irão até 3 de maio. O Provão do Ceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade recomendada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, até o último dia de inscrição para os exames. São mais de 29 mil vagas ofertadas. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de maio.

Para participar, o candidato deve estar matriculado em uma das 59 escolas da Rede Ceja, que integram a rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Cada unidade oferece individualmente 500 vagas aos estudantes. Mais informações e inscrições aqui.

 “Em sua quarta edição, o Provão da Rede Ceja é um sucesso no número de inscritos, chegando a quase 50 mil, e de aprovação. Isso mostra a importância das certificações que credenciam os estudantes ao mercado de trabalho, além do desenvolvimento pessoal, gerando motivação e comprometimento. É uma excelente oportunidade para quem quer concluir os estudos tendo apoio da escola”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Para obter o certificado, o estudante deverá passar na prova, que será aplicada por área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa); Ciência da Natureza (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.

Normas de avaliação e certificação dos alunos

O Provão do Ceja, que está em sua quarta edição, voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no Estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: