Estado teve recorde de aberturas de empresas em novembro

Segundo a Junta Comercial, número é o maior do mês nos últimos 20 anos
sábado, 04 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Estado do Rio de Janeiro registrou, em novembro, mais um recorde no registro de aberturas de empresas. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucerja), pelo menos 5.699 novos negócios foram constituídos no período em diversos municípios fluminenses. Esse é o melhor número do mês dos últimos 20 anos, confirmando a retomada da economia fluminense e os esforços do governo  em estimular um ambiente de negócios favorável no estado.

Novembro foi o décimo mês do ano em que a Jucerja, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri), contabiliza recordes no registro de novos negócios no Estado do Rio. Até o momento, 60.533 empresas foram abertas no território fluminense neste ano,  número 21,5% maior do que todo o ano de 2020, que somou a abertura de 49.792 novas empresas.

“Um dos compromissos que assumi foi o de recuperar as contas, melhorar o ambiente de negócios e tornar, novamente, o Estado do Rio atrativo economicamente. Os resultados estão sendo comprovados em números. Queremos desburocratizar cada vez mais os processos, realizar mais investimentos e gerar empregos para os cidadãos fluminenses. Já recuperamos 100% dos empregos perdidos durante a pandemia da Covid-19 e temos mais de R$ 70 bilhões em investimentos anunciados pela iniciativa privada”, destacou o governador Cláudio Castro.

Devido a mudanças no sistema de registro da Jucerja, atualmente o tempo médio para a abertura de uma empresa no Estado do Rio de Janeiro é de apenas 40 minutos, e o órgão busca tornar o processo ainda mais ágil. O prazo considera desde o momento em que o empresário dá entrada no protocolo até o ato registrado, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a inscrição estadual deferidos.

Neste ano, grandes empresas, como Magazine Luiza, União Química, Amazon e BRF, escolheram o Estado do Rio de Janeiro para se instalar. Por sua vez, companhias já sediadas no território fluminense estão ampliando suas produções, incluindo Jaguar Land Rover e Volkswagen.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: