Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico regional, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, e a Federação das Indústrias do Estado (Firjan), realizaram na última quarta-feira, 23, em Nova Friburgo, a segunda edição do programa Desenvolve RJ, reunindo representantes de vários municípios das regiões Centro-Norte e Serrana. O evento aconteceu nas novas instalações do Sest-Senat, no Centro.
“A Firjan acredita no potencial dessa região e, por isso, apoia e participa de todos os eventos que tem como objetivo promover avanços socioeconômicos. É fundamental debater e encontrar novos caminhos para atrair mais investimentos que gerem empregos e renda”, frisou Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte fluminense. Ela aproveitou a presença de representantes do Governo do Estado no evento para solicitar a finalização das obras na rodovia RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo) e a execução do projeto da Estrada do Contorno, da RJ-116, um antigo pleito regional.
O Desenvolve RJ, criado para discutir políticas de incremento à economia fluminense, reúniu atores de diversos setores da cadeia produtiva, conectando potenciais compradores, como as prefeituras, com os empreendedores da região. “Levar conhecimento e oportunidades para o pequeno e microempresário do interior do Rio é apostar e viabilizar o desenvolvimento do nosso estado”, disse Vinicius Farah, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, reforçando a importância da Firjan como “uma parceria histórica para a qualidade e entrega na retomada do programa”.
Também foram promovidas rodadas de negócios e de créditos com a Agência de Fomento do Estado (AgeRio), além de palestras com especialistas do Sesi e do Senai sobre temas como incentivos fiscais, associativismo, acesso ao crédito, ESG e mercado para micro e pequenas empresas.
Participaram do evento os prefeitos de Nova Friburgo, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto e as vice-prefeitas de Bom Jardim e Cantagalo, além de secretários municipais do Carmo e de Teresópolis.
Deixe o seu comentário