Estado propõe atualização de gratificação para policiais civis

Projeto de lei corrige percentuais do bônus pago aos agentes e delegados, atendendo a uma antiga demanda da categoria
sexta-feira, 18 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encaminhou nesta semana à Assembleia Legislativa (Alerj), uma proposta de atualização dos valores da Gratificação de Habilitação Profissional (GHP) paga aos policiais civis fluminenses. Além de corrigir a GHP, que vigora há 20 anos nos mesmos percentuais, a medida atende ainda a uma antiga demanda da categoria por maior valorização da segurança pública no Estado.

“Com essa proposta, estamos tirando do papel mais uma iniciativa que reconhece o excelente e incansável trabalho da Polícia Civil. Nossos policiais são mais do que merecedores dessa medida. Solicitei à Alerj que essa proposta seja votada em regime de urgência e acredito na sensibilidade dos parlamentares para a aprovação do projeto de lei”, declarou o governador.

O projeto modifica a lei estadual 3.586, de 21 de junho de 2001, e prevê a readequação dos percentuais que servem como base de cálculo para a GHP devida aos policiais pelos cursos realizados na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) ou em instituições de ensino reconhecidas nacional e internacionalmente. Cabe ressaltar que a gratificação incide sobre o vencimento-base do servidor.

De acordo com a proposta, no caso de conclusão do curso de formação profissional, o percentual da Gratificação de Habilitação Profissional passará dos atuais 10% para 90%; de aperfeiçoamento profissional, de 15% para 95%; de especialização profissional, de 25% para 100%, e Superior de Polícia (voltado somente aos delegados), de 30% para 105%.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança