Estado inaugura novo complexo no Parque dos Três Picos

Espaço com projeto de construção sustentável tem quase quatro mil metros quadrados
quinta-feira, 08 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A nova subsede do Parque dos Três Picos (Divulgação)
A nova subsede do Parque dos Três Picos (Divulgação)

A Secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inauguraram nesta semana a subsede do Parque dos Três Picos. O espaço fica no Vale da Revolta, na vizinha Teresópolis, e amplia a conservação ambiental da Mata Atlântica fluminense e será mais um equipamento turístico com potencial para gerar empregos na Região Serrana, já que o parque abrange também Nova Friburgo e vários municípios vizinhos. 

Com uma área total de 3.811 metros quadrados, os órgãos ambientais estaduais construíram a sede administrativa, o centro de visitantes, o espaço para apoio ao lazer, a casa do pesquisador, o alojamento de guarda-parques, o camping, o estacionamento e os banheiros. Há ainda previsão de criação de um restaurante, além de trilhas para diferentes tipos de público.

“Esta inauguração tem grande importância devido ao potencial do Parque dos Três Picos em atrair investimentos, concessões e ações de conservação, gerando empregos, movimento e ganhos à economia regionall”, afirmou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, durante a cerimônia de inauguração do complexo.

Localizado na antiga Fazenda Vale da Revolta, o empreendimento conta com conceitos sustentáveis na arquitetura e construção, como aproveitamento de energia solar por meio de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva.

Responsável pela proteção de importante fragmento de Mata Atlântica, que sofre a pressão de uma rodovia e duas comunidades, o núcleo Vale da Revolta tem ainda um diferencial em relação aos outros parques ambientais. “O local abriga grande área plana que oferecerá atrativos incomuns e de melhor acesso do que em outros espaços da Região Serrana do Rio de Janeiro”, explicou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Junto à inauguração das obras, a Seas e o Inea realizaram também a entrega de crachás aos condutores de visitantes do Parque Estadual dos Três Picos e da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual da Bacia do Rio Macacu que participaram das oficinas de recredenciamento. Ao todo, foram contemplados 22 condutores, residentes nos municípios de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu. O credenciamento tem validade de dois anos e permite aos condutores o exercício de suas atividades profissionais dentro das unidades de conservação.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes de Nova Friburgo e dos municípios vizinhos de Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

 

LEIA MAIS

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra