Subiu de 336 para 405, com 24 óbitos, o número de casos confirmados de coronavírus, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde. Enquanto isso, também na noite desta segunda, a prefeitura atualizava os dados para 311 infectados e 28 óbitos pelo Covid.
A cidade tem ainda, segundo a prefeitura, 23 casos suspeitos, sendo quatro em domicílio, 16 internados e três óbitos em investigação. O total de descartados chega a 337 e o de recuperados, a 97.
Já o estado totaliza 72.979 casos confirmados e 6.928 óbitos por Covid. Há ainda 1.152 óbitos óbitos em investigação e 272 foram descartados. Até o último fim de semana, entre os casos confirmados, 56.552 pacientes se recuperaram da doença.
Diferença
A diferença de números divulgados pelos boletins do município em relação ao estado pode ter uma explicação: segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado, as notificações devem ser feitas pelos municípios, através da atualização dos dados em um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. No entanto, de acordo com a SVS, eventualmente há instabilidade no site, podendo haver o adiamento das informações por parte das cidades.
Ainda de acordo com a SVS, quando há uma diferença grande, como é o caso atual, a subsecretaria pede para que a regularização seja feita o quanto antes. O órgão ainda informou que realiza uma revisão epidemiológica de casos de forma permanente.
A secretaria municipal informou que podem ocorrer variações nos números informados porque o fechamento desses dados ocorre em momentos distintos. “Como há dois sistemas para serem consultados, a Secretaria de Saúde está em diálogo com a secretaria estadual para que não haja divergência dessas informações”, disse em nota.
Auge da doença
Perguntada sobre as projeções do avanço do vírus na cidade, a prefeitura informou que não dispõe de dado preciso para saber se o município já atingiu o chamado pico da doença. Apesar de os alertas federais e estaduais indicarem que o auge da pandemia vem mudando, sendo várias vezes recalculado, isso seria uma prova de que o município tem tomado as atitudes corretas. “Cada vez que ele é adiado (auge do Covid-19), é a prova de que nós estamos tomando as atitudes corretas de enfrentamento”, disse o município.
Deixe o seu comentário