Estado eleva casos de Covid em Friburgo para 405, enquanto prefeitura soma 336

Óbitos, entanto, variam entre 24 e 28; diferença pode estar na utilização de diferentes sistemas ou horários distintos de fechamento dos dados
terça-feira, 09 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Subiu de 336 para 405, com 24 óbitos, o número de casos confirmados de coronavírus, de acordo com a  Secretaria estadual de Saúde. Enquanto isso, também na noite desta segunda, a prefeitura atualizava os dados para 311 infectados e 28 óbitos pelo Covid.

A cidade tem ainda, segundo a prefeitura, 23 casos suspeitos, sendo quatro em domicílio, 16 internados e três óbitos em investigação. O total de descartados chega a 337 e o de recuperados, a 97.

Já o estado totaliza 72.979  casos confirmados e  6.928 óbitos por Covid. Há ainda 1.152 óbitos óbitos em investigação e 272 foram descartados. Até o último fim de semana, entre os casos confirmados, 56.552  pacientes se recuperaram da doença.

Diferença

 A diferença de números divulgados pelos boletins do município em  relação ao estado pode ter uma explicação: segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado, as notificações devem ser feitas pelos municípios, através da atualização dos dados em um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde.  No entanto, de acordo com a SVS, eventualmente há instabilidade no site, podendo haver o adiamento das informações por parte das cidades.

Ainda de acordo com a SVS, quando há uma diferença grande, como é o caso atual, a subsecretaria pede para que a regularização seja feita o quanto antes. O órgão ainda informou que realiza uma revisão epidemiológica de casos de forma permanente.

A secretaria municipal informou que podem ocorrer variações nos números informados porque o fechamento desses dados ocorre em momentos distintos. “Como há dois sistemas para serem consultados, a Secretaria de Saúde está em diálogo com a secretaria estadual para que não haja divergência dessas informações”, disse  em nota.

Auge da doença

Perguntada sobre as projeções do avanço do vírus na cidade, a prefeitura informou que não dispõe de dado preciso para saber se o município já atingiu o chamado pico da doença. Apesar de os alertas federais e estaduais indicarem que o auge da pandemia vem mudando, sendo várias vezes recalculado, isso seria uma prova de que o município tem tomado as atitudes corretas. “Cada vez que ele é adiado (auge do Covid-19), é a prova de que nós estamos tomando as atitudes corretas de enfrentamento”, disse o município.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra