Estado do Rio ganha nova delegacia online

Plataforma da Polícia Civil é mais intuitiva e navegável, com método de inteligência artificial para facilitar o usuário
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Estado do Rio ganha nova delegacia online

A Secretaria estadual de Polícia Civil (Sepol) lançou um novo conceito de atendimento online para a população fluminense. A ferramenta, que está mais intuitiva e navegável, utiliza um método de inteligência artificial para facilitar o usuário, deixando o canal mais moderno e evitando subnotificações. A nova delegacia online também deixa de ser um pré-registro e passará a formalizar a queixa conforme acontece nas unidades físicas.

Com o novo formato, não será mais necessário que a vítima escreva a narrativa do fato. Por meio de perguntas direcionadas, o sistema automaticamente transcreve a dinâmica com informações de interesse à investigação. A plataforma também possui um espaço destinado à inserção de dados adicionais caso a parte queira sinalizar outras questões relacionadas ao crime. Provas documentais também poderão ser anexadas.

Outra novidade da ferramenta é a possibilidade de registrar crimes de violência contra a mulher. Apenas no caso de pedido de medida protetiva é que a vítima deve se apresentar na delegacia para análise do fato pela autoridade policial. Para confeccionar o Registro de Ocorrência (RO) online, é necessário ter endereço eletrônico, uma vez que toda comunicação entre a polícia e o usuário será por este canal. Também via e-mail serão enviados o código de validação, o número do procedimento e encaminhamento para exame de corpo de delito em casos específicos. Na ausência de informações, os agentes entrarão em contato com a pessoa e agendarão dia e horário para o comparecimento à unidade policial.

De acordo com o diretor do Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Sepol, delegado Eduardo Clementino, este é mais um canal de atendimento ao cidadão. “Além de ser um serviço mais confortável para a vítima, que poderá fazer o RO em uma média de sete minutos, a nova plataforma também vai padronizar as condutas policiais. Será uma verdadeira delegacia virtual com especificidades e características que atendam a realidade do nosso Estado e do cidadão fluminense”, disse o delegado.

A  nova Delegacia Online da Sepol é indicada para registros de todos os crimes, com exceção dos delitos direcionados às unidades especializadas, como homicídio e roubo de veículo ou carga, por exemplo, que possuem protocolos especiais. A ferramenta também estará acessível aos turistas, uma vez que terá a versão em inglês. A previsão é de que outros idiomas sejam inseridos no sistema. E as novidades não param por aí, a Polícia Civil vai disponibilizar, em breve, um aplicativo para smartphones, facilitando de vez o acesso do usuário.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: