Estado determina que profissionais de saúde recebam alojamento durante pandemia

Em Friburgo, alguns deles já utilizam as instalações do hotel Sesc
terça-feira, 28 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O hotel do Sesc em Friburgo (Arquivo AVS)
O hotel do Sesc em Friburgo (Arquivo AVS)

O Poder Executivo estadual e as empresas da área de saúde serão obrigados a oferecer alojamentos para os profissionais de saúde da rede pública e privada que morem com pessoas do grupo de risco ou que estejam acometidos pelo coronavírus, durante o estado de calamidade pública. A determinação é da lei 8.944/2020, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Estado do Rio, na última sexta-feira, 24.

A hospedagem será garantida seguindo a ordem de inscrição, sendo proibido qualquer tipo de distinção em relação às funções exercidas pelos profissionais e as acomodações. Os alojamentos deverão ter, no mínimo, colchão, roupa de cama, travesseiro, acesso à água potável e sanitário. A norma ainda determina que as unidades de saúde, provisórias ou permanentes, tenham alojamentos adequados para os profissionais descansarem durante os plantões. As despesas para a implantação da norma correrão à conta dos recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES).

“O objetivo da lei é contribuir com os profissionais de saúde que não tenham condições de realizar o isolamento de sua família, para minimizar os danos e ajudar na contenção da pandemia da Covid-19”, declarou uma das autoras originais da norma, a deputada estadual Martha Rocha (PDT), que tem como co-autora na propósta, a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

Profissionais de segurança e Assistência Social

A medida também autoriza o Poder Executivo, a critério de conveniência e oportunidade das autoridades competentes, a pagar auxílio hospedagem, celebrar contratos de prestação de serviços com estabelecimentos de hotelaria ou realizar a requisição administrativa de hospedagens. Para estas medidas, além dos profissionais de saúde da rede pública e privada, também poderão ser contemplados os servidores das áreas de segurança pública, assistência social, administração penitenciária, sistema socioeducativo, além dos agentes civis da Lei Seca, Segurança Presente e Barreira Fiscal. Em todos os casos, terão direito a hospedagem os profissionais que morem com pessoas do grupo de risco ou que estejam acometidos pelo coronavírus.

Sesc Nova Friburgo

Em maio, a pedido da prefeitura, o hotel do Sesc Nova Friburgo foi cedido ao município para receber médicos que trabalham no atendimento aos pacientes diagnosticados com coronavírus. Com 19 quartos, o objetivo é isolar os profissionais para a segurança de seus familiares. Segundo a prefeitura, ao todo, 13 profissionais de saúde utilizaram as instalações disponibilizadas. Cinco já saíram e oito continuam hospedados na unidade.

O Sesc colocou à disposição dos médicos toda a estrutura do seu hotel. A localização do lugar é considerada estratégica nesse momento, pois está muito próximo do Hospital Municipal Raul Sertã em um raio de aproximadamente dois quilômetros, único centro público de atendimento às vitimas da doença. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra