Estado conta com rede para reabilitação pós Covid-19

Hospital Pedro Ernesto, primeiro da rede pública a contar com estrutura, tem 29 leitos
segunda-feira, 29 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Maria José Bastos, de 100 anos, comemora sua alta (Foto: Divulgação)
Maria José Bastos, de 100 anos, comemora sua alta (Foto: Divulgação)

Em geral, quem acabou de enfrentar e vencer o coronavírus quer receber alta e ir para casa. Mas muitos pacientes apresentam um quadro clínico que requer uma atenção especial em prol de uma simples palavra: reabilitação.

O Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe) foi o primeiro da rede pública do Rio de Janeiro a criar enfermarias Pós-Covid-19, que hoje já somam 29 leitos. O objetivo é atender pacientes que ficaram internados em CTI e que, após o tratamento, mesmo sem a presença do vírus, não têm condições clínicas ou mesmo estruturais para retornarem às suas casas.

A ideia surgiu em maio, quando foi aberta a primeira enfermaria com 13 leitos. A iniciativa foi tão positiva que, na segunda semana de junho, o hospital destinou mais 16 leitos para o atendimento. A enfermeira Ana Paula Motta, chefe da Seção de Enfermagem 313/314 Pós-Covid, enfatiza que o espaço é fundamental para a reinserção destas pessoas na rotina social.

“O foco aqui é a reabilitação para que eles assumam plenamente suas atividades na volta ao convívio social, na família, no trabalho, no lazer”, definiu a enfermeira que relatou um perfil bem eclético dos pacientes atendidos no centro de reabilitação.

“Já tivemos pacientes de 16 a 103 anos” - lembra a profissional, destacando que a média de idade tem sido entre 40-80 anos. No local, eles recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, além de suporte psicológico.

“O atendimento transpassa todos os tipos de reabilitação: alimentar, física, psicossocial, clínica – completou Ana Paula. Nesta fase, também às famílias já é permitido fazer a visita.

O médico André Paes, um dos responsáveis pelo atendimento na Enfermaria 313/314, ressalta o empenho da equipe em dar respaldo à recuperação completa de internados já bastante fragilizados, após a doença. “Com este serviço nós temos condições de propiciar o máximo rendimento dos cuidados para acelerar a recuperação destes pacientes e permitir a volta para casa o mais rápido possível”, resumiu.

Esta volta foi o que Maria José Bastos, de 100 anos, comemorou. Ela foi uma das primeiras pacientes da Enfermaria 313/314 Pós-Covid. No dia 4 de junho, recebeu alta – uma vitória para a equipe, que se despediu da paciente com aplausos. Entre lágrimas de emoção, Maria disse apenas o que estes profissionais mais queriam ouvir: “Obrigada”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra