Espante o frio do inverno com lenhas ecológicas

Inverno na serra pede lareira em casa. Confira opções de lenhas e lareiras disponíveis no mercado
sábado, 27 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Espante o frio do inverno com lenhas ecológicas

O inverno já chegou e em Nova Friburgo, além de ser uma das estações mais charmosas do ano, o frio costuma ser bem rigoroso com temperaturas, em média, inferiores aos 10 graus à noite e madrugadas. Para espantar esse frio todo, nada melhor do que as lareiras que deixam o ambiente bem aconchegante. Elas são excelentes oportunidades de aproveitar o melhor do inverno, e curtir sozinho ou com a família os dias frios dentro de casa, ainda mais neste período de isolamento social, com a recomendação para evitar sair de casa. Esse isolamento, na verdade, não é tão ruim, já que podemos realizar diversas programações no recanto do lar, como preparar um chocolate quente bem gostoso, saborear um delicioso fondue, assistir filmes enrolado no cobertor ou até mesmo queimar uns marshmallows na lareira! 

Muitas pessoas pensam que esses equipamentos são muito caros, porém, é possível ter uma lareira em casa sem que isso estoure o orçamento doméstico e complique sua instalação. Tudo é uma questão de planejamento, escolhendo um modelo mais adequado para cada situação.

As tradicionais lareiras, de alvenaria, são as que demandam maior atenção, pois devem ser pensadas antes da construção ou reforma da casa e exigem um projeto específico. Podem ser instaladas em casas ou apartamentos, neste caso, desde que seja em uma cobertura, onde seja possível construir um duto para o escoamento dos resíduos.

Para quem, no entanto, não pretende se arriscar em grandes manobras estruturais, o mercado já disponibiliza alguns tipos de lareira que podem ser implementadas mesmo em ambientes já construídos. A arquiteta Isabella Marques, do escritório Fernanda Marques Associados, sugere, por exemplo, o uso de lareiras suspensas, que são fixadas em vãos abertos no teto. Como atrativo a mais, desde que instaladas próximas a uma tubulação, algumas delas podem usar gás natural como combustível, eliminando fumaça.

Lenhas de reflorestamento

Aqui em Friburgo, a empresa Lenhador, do friburguense Ricardo Piragibe, trabalha exclusivamente com eucaliptos de reflorestamento, utilizando em seu processo de plantio, corte e secagem da madeira, estufas tecnicamente preparadas, alcançando uma melhor combustão. Segundo Ricardo, "as lenhas são rigorosamente aprovadas pelos órgãos ambientais (Instituto Estadual do Ambiente - Inea e o Ibama - o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), contribuindo para a preservação da mata atlântica, tão presente em nossa cidade, e que nos enche de orgulho", disse. Mais informações pelo contato pelo (22) 99966-4552. 

Lenhas ecológicas

Os briquetes ou lenhas ecológicas com potencial energético superior são uma ótima opção para substituir a lenha tradicional. Elas podem ser produzidas através da casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar, casca de amendoim e pinhão-manso e resíduos de eucalipto e táxi branco, entre outros componentes.  

O poder calorífico dos briquetes é de 1,8 a duas vezes maior do que o da lenha. A composição básica dele é a mesma da lenha, mas como ele é mais compactado e mais denso, tem um potencial calorífico maior. A lenha ecológica é uma alternativa ambientalmente correta, pois evita a derrubada de diversas árvores e também impede que vários resíduos sejam queimados a céu aberto ou jogados em lixões. 

A derrubada desenfreada da mata nativa brasileira castigou diversas regiões do país, por isso a lenha de mata nativa vem sendo substituída pela lenha de reflorestamento. Os briquetes duram até três vezes mais do que a lenha convencional e são até cinco vezes menores do que a lenha comum, o que facilita o transporte desse produto. Uma das vantagens do uso do briquete é a menor emissão de fumaça. Os briquetes podem ser facilmente encontrados à venda pela internet.

Lareiras ecológicas 

Elas se destacam por a sua praticidade, segurança e charme nos ambientes, sendo o maior benefício da lareira ecológica, a sustentabilidade, já que ela não precisa utilizar madeiras para gerar fogo e por isso libera bem menos gás carbônico na atmosfera. Além disso ela não cria nenhum tipo de resíduo, sujeira ou fumaça, preservando a limpeza da casa. Elas funcionam com a queima do álcool e possuem opções portáteis que facilitam a pessoa levá-las para diferentes partes da casa, trazendo mais praticidade. O fogo nesses tipos de lareira fica aceso enquanto houver álcool no queimador, podendo durar em média de 2 a 4 horas.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima