Escolas estaduais retomam ensino presencial na modalidade híbrida

As 24 escolas da rede em Nova Friburgo estão aptas ao retorno
terça-feira, 15 de junho de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Escolas estaduais retomam ensino presencial na modalidade híbrida

Os cerca de dez mil alunos da rede estadual de educação em Nova Friburgo podem retornar ao ensino híbrido (presencial intercalado com o virtual) a partri desta semana, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Isso porque, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nesta semana, o município está classificado na bandeira amarela, que significa risco baixo para contaminação pelo coronavírus. As escolas de ensino fundamental podem receber até 75% da capacidade total de alunos. Já nas de ensino médio, o índice é de até 60% da capacidade.

A Seeduc informou ainda que todas as 24 escolas da rede estadual, em Nova Friburgo, estão aptas ao retorno, que é facultativo ao responsável pelos alunos ou o próprio, se for maior de 18 anos. Caso prefiram permanecer somente no ensino remoto, a opção também é aceita.  

Para retomar o ensino presencial na modalidade híbrida, as escolas estaduais devem realizar as adequações necessárias ao seu plano de ação em vigor, de acordo com o planejamento alternativo previamente elaborado pelo estabelecimento de ensino. Cabe às direções a organização das atividades presenciais, observando a sua realidade, considerando o projeto pedagógico da unidade escolar, os docentes disponíveis, o distanciamento social e os protocolos sanitários. 

As aulas na rede estadual só não poderão ser presenciais se a bandeira em vigor no Mapa Covid do Estado do Rio, for vermelha ou roxa. Além de Nova Friburgo, outros 40 municípios do Estado estão autorizados ao retorno híbrido da rede estadual de educação. As escolas estaduais de outros 51 municípios  permanecerão com ensino exclusivamente remoto e funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. 

Escolas municipais

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, 27 escolas municipais estão funcionando nesta semana. Mais seis escolas da rede municipal ficaram aptas para o retorno nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que uma das que já estavam abertas, voltou a fechar, por conta de uma obra que está sendo executada. De acordo com a prefeitura, 10% dos profissionais de educação aderiram à greve deflagrada na semana passada, reivindicando a vacinação e segurança para a classe.

Nesta segunda-feira, 14, começou a vacinação para os profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular, em Nova Friburgo, como informa reportagem nesta página. Muitos publicaram as fotos, comemorando o recebimento da primeira dose da vacina em suas redes sociais.

 

LEIA MAIS

Lote repassado aos municípios, incluindo Nova Friburgo, contém as vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer

Em 72 horas também foram confirmados mais 201 novos casos na cidade

Vagas são destinadas a vestibulandos com renda familiar bruta de até três mínimos

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra