Entrevista: a língua de sinais e sua importância nas eleições

Segundo Luciana Ruiz, os intérpretes serão fundamentais para a campanha online
sábado, 26 de setembro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Luciana Ruiz:
Luciana Ruiz: "A Libras é fundamental para garantir a acessibilidade"

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a comunicação gestual usada por surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, evitando o uso do "português sinalizado". Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação, e também de expressões faciais e corporais. Como em qualquer língua, também em Libras existem diferenças regionais.

 A estudante de fonoaudiologia, Mariana França, conta que ao iniciar o curso teve contato com a Libras, despertando seu interesse. “Reflexões pessoais também me despertaram muito interesse pela área, pois penso nas barreiras que os surdos enfrentam diariamente, seja indo ao mercado, ao posto de saúde, a uma loja. Acredito que o ideal seria que a língua de sinais fosse uma disciplina escolar para que as pessoas tivessem contato desde cedo e aprendessem. Procuro aprender através de um curso particular e da graduação, pois acredito que durante a minha vida profissional tenho que estar apta a atender bem e com eficiência um paciente surdo e auxiliar seus familiares”, comentou a jovem.  

Mariana revela ainda que aprender Libras é “uma experiência maravilhosa, pois além de ser aluna de uma professora excelente como a Luciana Ruiz, também convivo com alguns alunos que são surdos. No início eu sentia um pouco de vergonha, medo de não conseguir entender a língua, pois nunca havia tido contato com a comunidade surda. Atualmente, ainda estou no nível básico do curso, mas já me sinto mais confiante em explicar para alguém sobre a cultura e comunidade surda”, complementou.  

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os partidos são obrigados a utilizar a linguagem para deficientes auditivos na propaganda eleitoral gratuita na TV, com o custo da tradução e da versão da propaganda eleitoral para a Libras arcado pelos partidos políticos. Esse ano está sendo atípico devido à pandemia, sem comícios e corpo-a-corpo. O foco está maior nas redes sociais.

Luciana Ruiz, que é psicóloga surda, bilíngue, professora de Letras e Libras, especialista em Educação Inclusiva e mestre em Diversidade e Inclusão para esclarecer comenta aqui algumas questões. 

A VOZ DA SERRA: Com as eleições, o profissional de Libras é bastante requisitado. Como está sendo a demanda este ano?

Luciana: Com as eleições, o maior desafio da comunidade surda é a formação de intérpretes de Libras. A maioria dos que se intitulam "intérpretes" participam da tradução em igrejas, mas não são profissionais. Quando as campanhas políticas contratam intérpretes não fluentes em Libras, prejudicam a comunidade surda, uma vez que podem acontecer traduções que não condizem com a realidade da nossa cultura. 

Você acredita que a demanda será maior esse ano? Já que a campanha terá um peso maior virtualmente, não havendo comícios e corpo-a-corpo devido a pandemia… 

Com certeza. Acredito que os intérpretes serão fundamentais nessa campanha on-line. No momento de pandemia, é muito difícil para nós surdos, pois estamos mais isolados e o uso de máscaras dificulta a nossa compreensão. O trabalho dos intérpretes é necessário para diminuir as barreiras de comunicação e garantir a acessibilidade. 

Friburgo possui muitos profissionais nesta área?

Bem poucos. São mais ou menos dez profissionais - oito foram meus alunos, que se formaram e escolheram diferentes áreas para trabalhar. Por exemplo: Fernanda Venturino trabalha na área da política, na Câmara de Vereadores, fazendo interpretação de Libras. Leandro Martins, Andréa Duarte e outros trabalham na área de educação, como mediadores dos alunos surdos. A maioria dos que se formaram gosta de trabalhar na área de educação. 

Qual a importância da Libras nas campanhas eleitorais? Está sendo feita essa inclusão nas redes sociais? 

A Libras é fundamental para garantir a acessibilidade, uma vez que boa parte da população surda se comunica apenas por meio da Língua de Sinais. Sem a tradução em Libras, fica difícil para que tenhamos acesso às propostas e atividades dos candidatos. A campanha ainda não começou de forma efetiva, mas, percebo que muitos políticos estão em busca de intérpretes para tornar os conteúdos mais acessíveis. As legendas auxiliam na comunicação, mas é fundamental a contratação de profissionais especializados em Libras para a inserção da janela de sinais. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde