Encontro no MP discute criação da Rede de Resiliência da Região Serrana

Objetivo é reduzir riscos de desastres provocados por chuvas fortes
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Desabamento de encosta no Catarcione em 2011 (Arquivo AVS)
Desabamento de encosta no Catarcione em 2011 (Arquivo AVS)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora do projeto Morte Zero, participou ontem, 12, de um encontro com representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil para discutir a criação da Rede de Resiliência da Região Serrana. A data marcou os 11 anos da tragédia que se abateu sobre a região, em  em 2011, com deslizamentos de terra e inundações que provocaram mais de 900 mortes, cerca de 500 delas em Nova Friburgo.

O último boletim de risco hidrológico divulgado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), na última terça-feira, 11, mostrou que, apesar do volume de chuva ter diminuído nos últimos dias, cidades como Petrópolis e Cantagalo, na serra, e outras da Região Noroeste, continuam com risco muito alto de deslizamentos de terras, em função do encharcamento do solo provocado pelas fortes chuvas. Ontem, 12, a chuva deu uma trégua e o sol voltou a aparecer em Nova Friburgo depois de vários dias de chuva contínua.  

De acordo com a procuradora Denise Tarin, o encontro foi idealizado pelos professores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) na Região Serrana, Patrícia Souza Lima, Felipe Henriques e Darcy Lobosco, para discutir formas de auxílio à população local e de prevenção a desastres naturais.

"A mobilização da sociedade e das instituições públicas e privadas pelo Ministério Público é fundamental para a redução dos riscos de desastres, que, cada vez mais, afetarão as cidades em número e em intensidade. O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), nos orienta que medidas de adequação e adaptação devem ser priorizadas no enfrentamento das urgências climáticas", afirma Denise.

O projeto Morte Zero foi criado pelo MPRJ, em 2014, para mobilizar a sociedade e os órgãos públicos fluminenses com relação aos riscos provocados pelas chuvas. Desde a sua criação, ele acompanha a situação dos municípios considerados mais vulneráveis a inundações e deslizamentos no estado, divulgando, junto aos gestores públicos e a integrantes da sociedade civil, ações que podem ser adotadas para evitar as tragédias provocadas pelos temporais.

Nos próximos dias, o MPRJ irá divulgar em suas redes sociais, uma campanha voltada ao público em geral, com a divulgação de vídeos explicativos sobre o projeto Morte Zero, e de ações de prevenção a desastres naturais.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra