Efeito coronavírus: Procon lança WhatsApp exclusivo para denúncias

Canal online é exclusivo para denúncias que envolvam relações de consumo atingidas pela pandemia. Procon de Friburgo já realizou fiscalizações
terça-feira, 07 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Comércio à meia-porta em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Comércio à meia-porta em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

O Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza desde ontem, 7, o canal (21) 97272-1337, destinado a receber denúncias através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Esse número não recebe ligações. O novo canal de defesa ao consumidor é administrado pela Ouvidoria do Procon e tem o objetivo de agilizar e facilitar o recebimento das denúncias que cresceram mais de 150% por conta da pandemia do novo coronavírus.

O email do Procon em Friburgo é proconnf@gmail.com.

De acordo com informações passadas pelo Procon-RJ, somente nos últimos 30 dias, a autarquia recebeu mais de 600 denúncias, sendo que 99% são sobre aumento abusivo de preços e vendas irregulares - o álcool gel é o produto que mais gerou queixas. Máscaras, luvas, medicamentos e itens de alimentos da cesta básica também são alvo do olhar atento dos consumidores que se manifestam. 

O Procon-RJ afirma ainda que a fiscalização está somando esforços para apurar as denúncias recebidas que relatam abusividade nos preços cobrados pelos estabelecimentos comerciais, além de vendas irregulares de produtos de proteção. “O WhatsApp poderá facilitar e acelerar o trabalho da fiscalização e dos analistas, que poderão receber relatos, fotos e vídeos como provas de violação rapidamente e melhorar ainda mais a comunicação com os consumidores”, reforçou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Cabe ressaltar que o registro da reclamação é diferente de denúncia. Denúncias devem relatar fatos que violem as normas de consumo suscetíveis de punição, que atingem não somente um consumidor como toda a coletividade, que resultam na ação da fiscalização ou diretamente na abertura de um processo administrativo. Reclamações dizem respeito a alguma relação de consumo irregular que atingiu particularmente aquele consumidor que efetuou o registro da reclamação e seguirá um procedimento administrativo no Procon. No momento, para fazer reclamações os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon-RJ e o site www.procononline.rj.gov.br.

Como fazer a denúncia

O consumidor que desejar fazer sua denúncia pelo WhatsApp do Procon-RJ deve informar o estabelecimento, endereço, produto e o relato da irregularidade ao número (21) 97272-1337. Esse é o terceiro canal de atendimento online criado pelo Procon, que já recebe reclamações e denúncias pelo site www.procononline.rj.gov.br desde 2014 e pelo aplicativo para smartphones “Procon-RJ” há cerca de um ano.

Procon de Friburgo já realizou fiscalização

O Procon de Nova Friburgo realizou no fim de março uma vistoria em diversos estabelecimentos comerciais do município para garantir os direitos do consumidor diante da pandemia mundial do novo coronavírus. Somente em um dia, 17 farmácias, dois mercados e uma distribuidora foram fiscalizados pela equipe do Procon friburguense. Nenhum deles foi autuado.

De acordo com o coordenador do Procon de Nova Friburgo, Alexsandro Gabetta, as ações serão frequentes e atenderão a diferentes bairros da cidade: “Vale lembrar à população que o Procon está atento e à disposição pelos telefones 2525-9179, 2525-9204 ou 2525-9253, todos os dias da semana, para recebimento de denúncias”, esclareceu Gabetta.

 

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