A primavera começa junto com o signo de Libra. A princípio, a estação é considerada alegre, feliz, contagiante, especialmente para quem vive em locais onde o inverno é longo, frio e escuro. A estação traz consigo dias mais longos, com mais sol e mais atividades. Para as plantas é a hora de renascer, de florir, de germinar.
No entanto, para algumas pessoas, a passagem da primavera também pode trazer irritabilidade, momentos de maior ansiedade, sinusites, crises de alérgicas e até mesmo resfriados. É uma época de movimento expansivo e crescimento, de criatividade e planejamento. Na medicina oriental, a primavera está ligada ao elemento mental, que rege fígado, vesícula biliar e tendões, ou seja, responsáveis pelo fluxo suave de energia e sangue pelo corpo todo.
Ser uma pessoa mais ativa e passar mais tempo fora de casa podem ser ótimas maneiras de fortalecer as energias do fígado e da vesícula biliar nesse período. Uma das orientações é imitar as árvores e flores que brotam e emergem. Ou seja, permita-se germinar, crescer, florescer e alcançar objetivos maiores e melhores durante a primavera.
Elemento madeira
O elemento madeira é suave, persistente e repleto de potencial criativo. Ou seja, super importante na nossa vida. Isso porque detém o poder de ser e de se tornar, de ser fiel à sua própria natureza e se tornar cada vez mais você mesmo, expressando de forma mais clara as suas necessidades e desejos.
Esse elemento penetra suavemente na terra para captar a água, a fonte de toda a vida. A partir das nossas raízes, encontramos a energia para seguir em frente com força e firmeza de propósito. E, dessa forma, permanecemos flexíveis e fiéis à nossa natureza.
No nosso dia a dia, o elemento madeira está no verde e no marrom. Ou seja, nas representações das árvores. Então, procure entrar em contato com essas cores, sejam em uma caminhada, seja na meditação. Você também pode usar essas cores nas suas roupas ou acessórios e até nas plantas em casa.
Além de deixar o elemento madeira mais presente na sua vida com as cores verde e marrom, você pode colocá-lo no seu dia a dia tomando água ou chás, como o manjericão, o boldo e o dente de leão, por exemplo. Ao beber água, fazemos com que o elemento madeira seja alimentado e nutrido. Assim, ele nos ajuda a ter menos movimentos de irritabilidade, reatividade e frustração. A água nos ajuda a administrar nossas emoções.
Respire… e coragem
O fígado precisa de movimento e você também, então saia e faça longas caminhadas, se possível na natureza e observe as mudanças que acontecem ao seu redor, convide mudanças para entrar. Se desafie e inicie exercícios ou yoga.
Organize sua casa, trabalho escritório, home office e desfaça-se das as coisas que você não precisa, daquelas que não conseguiu ou separou no inverno. Doe e crie o espaço para o novo entrar. Permita que coisas novas entrem em sua vida.
Na primavera é uma ótima época de começar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas para que o seu elemento madeira possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressem seu fígado e sua vesícula. Não coma demais e tente comer mais devagar, apreciando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos e de coloração verde.
Por último, mas sem esgotar o assunto, que é vasto, “flua com seus ressentimentos e rcomece”. Raivas, rancores, frustrações e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do fígado. Pratique o perdão através de práticas integrativas e meditações.
Respire e coragem, é hora de tentar algo novo. Pense no que você gostaria de alcançar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente. Comece a brotar, deixe-se florescer. (Por Eric Flor para www.personare.com.br/)
Deixe o seu comentário