Diabetes: doença silenciosa que muita gente não sabe que tem

Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre o diagnóstico e tratamento; dia é neste domingo
sexta-feira, 24 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Arquivo AVS
Arquivo AVS

Neste domingo, 26, é o Dia Nacional do Diabetes. A data é mais uma oportunidade de alerta á população, pois o diabetes geralmente não dá sintomas no início e muita gente, sem saber que tem a doença, não faz o tratamento. Em Nova Friburgo há cerca de 1.400 diabéticos cadastrados no programa da Área Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Esses pacientes buscam regularmente, na rede pública de saúde, itens importantes no tratamento da enfermidade, como fitas e insulinas. O diabetes é uma síndrome no metabolismo decorrente da falta ou insuficiência da insulina no corpo, que é o hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue. Se não houver o controle ideal da glicemia, uma série de complicações podem surgir ao longo da vida.  

Existem alguns tipos distintos dessa doença. O Diabetes Tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina, e dentre os sintomas estão fraqueza, perda de peso constante, sede frequente, excesso de vontade de urinar e fadiga. O Tipo 2 é o resultado da resistência do corpo à insulina e de deficiência na sua secreção. Geralmente os sintomas são infecções frequentes, alteração visual e formigamento dos pés. O tipo gestacional corresponde à diminuição da tolerância da glicose durante a gravidez. Também existem outros tipos decorrentes de defeitos genéticos. 

Alguns hábitos ajudam a controlar a glicemia e proporcionam uma vida melhor para quem é diabético como, por exemplo, praticar exercício físico, se alimentar regularmente, controlar a pressão arterial, evitar consumo de bebida alcoólica e realizar exames regulares.

Este ano não foram programadas ações de conscientização em espaços públicos, mas a Secretaria de Saúde orienta às pessoas com sintomas da doença a procurarem um clínico geral nos postos de saúde e, se a doença for detectada, buscar um encaminhamento para tratamento com um endocrinologista.     

 

LEIA MAIS

Motivo é a celebração do Dia dos Pais no próximo domingo

Antes exames de imagem eram feitos em clínicas especializadas particulares, conveniadas ao SUS.

Enquanto capital suspende aplicação na faixa de 3 e 4 anos por falta da Coronavac, aqui apenas 385 crianças tomaram a primeira dose

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde