Dia Nacional do Riso: você já sorriu hoje?

A risada é uma emoção social e podemos usá-la para manter laços
terça-feira, 05 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira, 6, é comemorado o Dia Nacional do Riso, que é capaz de prevenir o estresse e aumentar a resposta imunológica do organismo, além de funcionar como terapia e ginástica, atenuando a dor. E o melhor, não tem contra-indicações. Não é à toa, que a sabedoria popular consagrou o riso como o melhor remédio para os mais diversos males. Trata-se de um “medicamento”,inclusive, que a ciência vem estudando e, embora ainda não saiba exatamente o que ocorre no cérebro durante uma boa risada, já demonstrou seu efeito sobre o sistema imunológico.

Outra consequência de uma boa risada é a liberação de endorfina, hormônio que, entre outras coisas, reduz a sensibilidade à dor, aumenta a disposição física e mental e a resistência, melhora a memória e o bom humor. As reações continuam: a oxigenação no sangue e no cérebro são elevadas, assim como a frequência cardiorrespiratória. E ainda trabalha diafragma e abdômen, face, pernas e músculos das costas.

Benefícios do riso para a saúde mental

Estudos comprovam que o riso é contagioso, tornando difícil não rir quando vemos alguém rindo. Isso acontece porque a risada ativa regiões do cérebro ligadas às emoções, preparando-nos e motivando-nos para o envolvimento social e o fortalecimento dos laços. Esse fenômeno não apenas cria conexões, mas também promove um senso de bem-estar coletivo.

Para a psicóloga Andrezza Regly, o riso está ligado ao bom humor, ou seja, uma questão que traz leveza para além das outras emoções que enfrentamos. “Quando vivemos através do humor estável, conseguimos ter mais leveza no dia a dia. Pensando desta forma, o humor positivo, o riso e a comédia estimulam a produção de neuro-hormônios, que favorecem tanto a redução dos níveis de cortisol, quanto o aumento de endorfina e serotonina. Isso faz com que o emocional se regule.

“Apesar de entendermos que vamos viver outras emoções, outros momentos, como de tristeza, angústia e nervosismo muitas vezes também vem acompanhados de risos, pois muitas pessoas mesmo não estando felizes, acabam rindo de nervoso ou em momentos inapropriados. Por fim, é importante entender que rir alivia tanto a questão física quanto o bem estar mental, favorecendo a sociabilidade, o humor, interações sociais e a rotina. Além de tudo favorece a nossa resiliência, pois pessoas bem humoradas conseguem lidar melhor com as mudanças de humor", finaliza a psicóloga.

Vamos rir? 

Para comemorar o Dia Nacional do Riso, separamos uma lista de seis filmes de comédias disponíveis nas principais plataformas de streaming para rir bastante.

1.Minha mãe é uma peça (trilogia) - Qualquer filme do saudoso ator e comediante Paulo Gustavo é garantia de boas gargalhadas e por isso não poderia ficar de fora dessa lista. Os 3 filmes da trilogia de maior sucesso nacional estão disponíveis na Globoplay. 

2. Minha vida em Marte - Outro filme com Paulo Gustavo como coadjuvante e a incrível Mônica Martelli como protagonista e que é para chorar de rir. Vivendo o drama da separação com o marido, Fernanda terá que aprender a amar a si mesma e a própria companhia sem precisar de um homem. A produção de sucesso também está disponível na Globoplay.

3.Os Salafrários - Com os incríveis Samantha Schmutz e Marcus Majella, a produção chegou à Netflix em 2021 e é um dos filmes nacionais mais procurados do streaming até hoje. A comédia traz o enredo de Clóvis, um golpista que acaba sendo descoberto e procurado pela polícia, e acaba precisando da irmã Lohane para se safar.

4. Um Príncipe em Nova York - Comédia romântica de 1988, tem direção de John Landis (Os Irmãos Cara-de-Pau). Protagonizado por Eddie Murphy (Certas pessoas), o título conta a história de um príncipe africano que, para fugir de seu casamento arranjado e encontrar alguém que o ame de verdade, decide conhecer Nova York disfarçado de estudante pobre. Disponível na Netflix.

5- Debi & Loide - Dois idiotas em apuros - Outra produção que não pode ficar de fora da lista dos melhores filmes de comédia. Dirigido por Peter Farrelly (Green Book: O Guia), a obra é uma comédia pastelona de 1994, estrelada por Jim Carrey (O Show de Truman) e Jeff Daniels (The Newsroom). O filme segue dois jovens bobalhões, que querem devolver uma mala “esquecida” no aeroporto por uma mulher, sem saber que nela existe uma quantia em dinheiro para um resgate. Disponível na Max.

6- As Branquelas - Dirigido por Keenen Ivory Wayans (O Pequenino), As Branquelas é um filme de comédia lançado em 2004. Estrelado pelos irmãos Shawn e Marlon Wayans (Dupla do Barulho), o título acompanha dois agentes do FBI com problemas no trabalho, que decidem se passar pela herdeiras gêmeas da família Wilson com o intuito de protegê-las de uma conspiração de sequestro. Disponível na Netflix.

Curiosidades sobre o riso

1. Esse é um dos poucos gestos universais. Cumprimentos podem ter significados diferentes em cada região do mundo, mas o riso é sinal de alegria em todos os lugares do planeta.

2- O corpo trabalha mais para franzir a testa do que para sorrir. Para demonstrar preocupação, utilizamos mais músculos do que para mostrar felicidade

3. Ao rir, nós movimentamos 12 músculos da face. Quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, esse número aumenta para 84. E esse exercício facial estica a pele e pode retardar o surgimento das rugas.

4. Quando você solta aquela gargalhada, os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios do estresse) diminuem e o nosso cérebro passa a produzir endorfina, uma substância que nos deixa relaxados. Com isso, o corpo produz mais células de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico. Rir pode ser o melhor remédio!

5. Se você rir de 10 a 15 minutos por dia, queimará de dez a 40 calorias.

Reportagem da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: