Dia do Doador de Sangue será celebrado no próximo dia 14

Hemocentro de Friburgo continua com carência
terça-feira, 01 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A data de 14 de junho é dedicada a alertar a população sobre a necessidade permanente da doação de sangue, uma prática simples e que pode salvar vidas. Esse gesto de amor, infelizmente, ainda não é uma prática comum entre os friburguenses. Um exemplo disso, é a frequência de campanhas, mutirões e ações para tentar mobilizar mais voluntários para a doação. Os estoques estão sempre em baixa e em períodos de férias e feriadões, a escassez é ainda maior. Do ano passado para cá, com a pandemia da Covid-19, o comparecimento de doadores aos hemocentros ficou ainda mais reduzido. 

Em Nova Friburgo, o Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, continua com carência de sangue de diversos tipos. As doações podem ser feitas de segunda-feira, das 8h às 11h. A direção da unidade, no entanto, ainda não decidiu se irá desenvolver algum mutirão de doações este mês por conta do Dia do Doador, ou alguma outra ação especial. Portanto, uma boa ação não necessita de data. Vamos doar? 

Podem fazer este gesto de amor pessoas entre 16 e 69 anos com mais de 50 quilos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou do responsável). Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos, tenham doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), Doença de Chagas e malária e usuários de drogas injetáveis. Mais informações pelo telefone 22 - 2523 8084. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: