Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão do público PCD (Pessoa com Deficiência), o Detran vai realizar, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a quarta edição deste ano do mutirão de atendimento Dia D para PCDs. Na ocasião, o público PCD terá prioridade na prestação de serviços do órgão e ainda poderá se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem necessita de carro adaptado. Além disso, o Detran vai oferecer, no Posto Detran Acessível - PCD, na capital, o curso Oficina sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis.
Este Dia D terá também a parceria da Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab), que oferecerá vagas de emprego para o público PCD. A Fundação Leão XIII também vai estar presente, dando orientação para o requerimento do Vale Social.
No Dia D, o usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil em todas as unidades do Detran no Estado do Rio, sem necessidade de agendamento prévio, e de habilitação. Em Nova Friburgo, o mutirão PCD acontecerá na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), na Avenida dos Ferroviários, em frente à rodoviária norte, no bairro Duas Pedras. Já os serviços veiculares serão disponibilizados somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, na capital.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro, que este ano cairá em um domingo, por isso, a ação foi antecipada para esta sexta-feira.
Documentos para os serviços
A emissão da carteira de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista - sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.
Deixe o seu comentário