Detran atende público PCD com prioridade nesta segunda-feira

Ação Dia D vai oferecer serviços de identificação civil sem necessidade de agendamento
sexta-feira, 06 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Detran-RJ)
(Foto: Divulgação Detran-RJ)

Em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PCD), celebrado na última terça-feira, 3, o Detran vai realizar, nesta segunda-feira, 9, a quarta edição deste ano do Dia D. Nesta ocasião, público PCD terá atendimento prioritário nos serviços de identificação civil sem necessidade de agendamento. O atendimento será por ordem de chegada. Em Nova Friburgo, a ação acontecerá na Circunscrição Regional de Trânsito, na Avenida dos Ferroviários, em frente à Rodoviária Norte, no bairro Duas Pedras, a partir das 8h. O Dia D para PCDs também oferecerá serviços de habilitação.   

Os PCDs que tiverem disponibilidade de viajar à capital fluminense nesta segunda-feira poderão ainda se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, do Detran. A iniciativa oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência que precisam de carro adaptado. A inscrição para o programa poderá ser feita no Posto Detran Acessível - PCD, das 8h às 16h. As vagas são limitadas. A unidade fica na Avenida Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), próximo à Rodoviária Novo Rio. No Posto Detran Acessível - PCD, o Detran vai oferecer também o curso Oficina sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis.  

Documentos necessários 

A emissão de identidade para os PCDs neste Dia D será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista - sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: