Desfile neste sábado celebra a independência do Brasil

Evento vai reunir organizações militares e entidades civis na Avenida Alberto Braune
sexta-feira, 06 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A comemoração dos 202 anos da independência do Brasil, neste sábado, 7, será marcada por desfiles cívico-militares por todo o país. Em Nova Friburgo, a tradicional celebração será realizada, como de costume na Avenida Alberto Braune reunindo tropas das corporações militares presentes no município e entidades civis. 

A programação terá início logo cedo, às 7h30 com a concentração dos militares em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, a sede da prefeitura. Na sequência, haverá a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras ao som dos hinos Nacional Brasileiro, Municipal e da Independência, a serem executados pela banda Euterpe Friburguense. Em seguida, o prefeito Johnny Maycon fará a revista às tropas em companhia de oficiais do Sanatório Naval de Nova Friburgo. 

Logo após as autoridades seguirão para o palanque oficial  montado na Avenida Alberto Braune, em frente ao banco Itaú. O primeiro bloco do desfile, com as instituições militares, sob a coordenação do Sanatório Naval de Nova Friburgo, começará às 8h30, e será aberto pela banda Euterpe Friburguense, seguida das apresentações das delegações do Sanatório Naval, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha do Brasil, Projeto Força no Esporte, Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, Associação de Veteranos e Amigos do Tiro de Guerra, 11ºBPM, 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e banda Campesina Friburguense. 

A parte cívica do desfile está prevista para começar às 9h com as entidades civis: Colégio Estadual Canadá, Centro Educacional Monnerat / Escola Pontinha de Sol, Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), Ex-alunos do Colégio Anchieta e Grupo de Escoteiros, Escola Levados da Breca, Ponto de Cultura de Olaria, Educandário Miosótis, Ex-alunos do Colégio Nova Friburgo (antiga Fundação Getúlio Vargas), Escola Resolve (antigo Externato Santa Ignês) e Ex-alunos do Colégio Estadual Jamil El-Jaick. A programação está prevista para terminar por volta das 11h. 

No domingo, 8, às 11h, a banda Campesina Friburguense promove o tradicional Concerto da Independência no anfiteatro da Praça do Suspiro, com participação do tenor Agni de Souza e da meso soprano Isabela Oliveira. 

Alterações no trânsito 

Devido à realização do desfile, toda a Avenida Alberto Braune permanecerá interditada neste sábado, 7, até às 14h, assim como suas vias transversais e adjacentes, Leuenroth, Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), Augusto Severo, Modesto de Mello, General Argolo, Duque de Caxias, Oliveira Botelho, Fernando Bizzotto e Ariosto Bento de Mello. 

Os motoristas que seguem no sentido Ponte da Saudade-Centro devem redobrar a atenção, pois o acesso ao centro pelas ruas Mac Niven e Moisés Amélio estará fechado. A opção é seguir pelo viaduto Geremias de Mattos Fontes, Praça Marcílio Dias e avenidas Padre Roberto Saboia de Medeiros e Comte Bittencourt. Agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) estarão orientando os motoristas sobre as interdições. 

Os ônibus irão circular pelo eixo rodoviário. As linhas que ligam a Estação Livre à região norte e a zona rural farão o retorno para seus destinos no Paissandu, com ponto de embarque e desembarque na Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros. Já as linhas em direção a região sul, sairão da Estação Livre (plataformas do lado do INSS) e seguirão para seus destinos passando pela Avenida Galdino do Valle Filho e Paissandu.

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: