Depois dos raios, previsão é de instabilidade climática nos próximos dias

Descarga na noite de segunda-feira causou incêndio em mata no Cascatinha
terça-feira, 03 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Na segunda feira, 2, por volta das 20h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em vegetação provocado por uma descarga elétrica em uma mata da Rua Prudêncio Rodrigues Miranda, no alto do Cascatinha. Não houve vítimas. Naquela noite, inúmeros raios chamaram atenção em Nova Friburgo anunciando uma forte tempestade que acabou atingindo o município vizinho de Teresópolis, com registro de 65 milímetros de chuva. 

Especialistas explicam que os raios ocorrem entre nuvens e objetos no solo, enquanto o trovão é causado pela onda sonora gerada pelo aquecimento do ar durante uma descarga elétrica´. Apesar de tão comuns - estima-se que aproximadamente 16 milhões de tempestades ocorram por ano, com cerca de duas mil acontecendo simultaneamente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 20% e 30% das pessoas atingidas por esses fenômenos morrem devido a paradas cardíacas e respiratórias.

Alertas

 A Defesa de Nova Friburgo emitiu alerta de mudanças climáticas que poderão ocorrer neste início do mês. A chegada de uma frente fria em confronto com a massa de ar quente favorece a instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 4, o tempo deverá permanecer instável, com previsão de chuva forte a qualquer momento com possibilidade de raios. 

Como de proteger dos raios 

  • Busque abrigo seguro: Se estiver na rua, procure abrigo em locais fechados, evitando permanecer debaixo de árvores.
  • Cuidado durante apagões: Use lanternas e mantenha caminhos livres em casa. Se possível, desconecte equipamentos elétricos e evite objetos soltos no chão.
  • Mantenha distância de estruturas: Fique longe de muros, janelas com vidros, cercas e postes para evitar quedas ou choques elétricos. 
  • Cuidado ao dirigir: Em caso de alagamentos, não atravesse ruas inundadas e diminua a velocidade se a visibilidade estiver ruim.
  • No trânsito: Se fios de alta tensão caíram sobre o seu veículo, permaneça dentro até a chegada de ajuda. Ao sair, mantenha os pés juntos e mova-se com cuidado. 
  • Se estiver andando na rua - Mantenha distância de muros e cercas - eles podem desabar; Não se aproxime de postes para evitar choques nem toque em cercas de arame, portões metálicos, barras e outras estruturas metálicas;  No ponto de ônibus, tente ficar sentado com os pés suspensos para evitar contato com o solo. Nunca procure abrigo debaixo de árvores - elas podem atrair raios ou cair com a força dos ventos. Não permaneça em locais abertos como praias, campos de futebol, parques etc.
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: