Depois da rede particular, começa nesta quarta o ano letivo nas escolas municipais

Nas estaduais, aulas só serão retomadas na próxima segunda
terça-feira, 04 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Depois da rede particular, começa nesta quarta o ano letivo nas escolas municipais

Acabou a moleza para a garotada. O período de férias escolares foi bom, mas, chegou ao fim. A pausa de fim de ano que se estende até o início de fevereiro nas instituições de ensino serve para que as crianças se divertam, façam passeios, assistam filmes no cinema e descansem para encarar os meses de estudo que virão pela frente.

Mas o primeiro semestre do ano letivo começa com tudo nesta quarta-feira, 5, pelo menos para a rede municipal, com 120 escolas e creches voltando a funcionar e mais de 18 mil alunos retornando as suas rotinas escolares. Os colégios particulares e faculdades retomaram às aulas na última segunda-feira, 3. Já a rede estadual de ensino marcou a data de volta a rotina escolar dos alunos para a próxima segunda-feira, 10.

REVEJA a lista de material escolar que escolas não podem pedir

Com a volta às aulas, aos poucos Nova Friburgo vai retomando também a sua rotina normal, com mais retenções no trânsito nos horários de entrada e saída dos turnos escolares, principalmente nas imediações das maiores escolas. Nos últimos dois dias, já foi possível observar maior fluxo de veículos em vias que concentram escolas, como as ruas General Osório e Augusto Spinelli. A partir de hoje, os motoristas devem redobrar a atenção com a maior circulação de crianças nas ruas.  

Nas papelarias da cidade, a procura pelo material escolar também aumentou desde o último fim de semana. Muita gente preferiu deixar a compra para última hora e acabou enfrentando filas. Quem atrasou as compras na expectativa de conseguir promoções acabou se frustrando. Em alguns estabelecimentos, inclusive, já faltam alguns itens que mais agradam a garotada como mochilas e cadernos com estampas de personagens infantis.  

Escola JK em Varginha

A Prefeitura de Nova Friburgo inaugura nesta quarta-feira, 5, a nova sede da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, no bairro Varginha, primeiro dia do ano letivo na rede municipal. A nova escola, muito aguardada por alunos, pais, equipe escolar e moradores, foi construída próxima à sede atual. A unidade de ensino atenderá a mais de 350 alunos em dois turnos, desde o Pré I ao 5º ano do ensino fundamental. 

A nova escola conta com 12 salas, além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento administrativo e pedagógico, como secretaria, sala de professores, sala de leitura, espaço destinado a laboratório de informática e refeitório, entre outros. A construção também é dotada de acessibilidade, com rampas e banheiros específicos para portadores de deficiência. A escola também está com as obras de um ginásio esportivo em andamento que será utilizado nas aulas de educação física dos alunos.

Reportagens dos estagiários Thiago Silva e Vitória Nogueira, sob a supervisão de Henrique Amorim

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra