Os servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, integrantes dos grupos de risco já vacinados contra a Covid-19 começaram a retornar nesta semana ao trabalho presencial. Nesta semana entrou em vigor a resolução 28/2021, que estabelece critérios para a retomada ao trabalho presencial, de acordo com a classificação de risco de cada região do estado e seguindo os limites seguros de distanciamento.
Desde 6 de julho do ano passado, a Defensoria já atende presencialmente casos urgentes, bem como aqueles em situação de extrema vulnerabilidade ou os que não têm acesso aos meios digitais de atendimento. No entanto, a Defensoria Pública continua priorizando o atendimento pelos canais remotos, tais como site, telefone e aplicativo para celulares. Juntos, esses canais foram responsáveis por mais de 25 mil agendamentos apenas no mês passado em todo o estado do Rio.
Casos não urgentes podem ser agendados para atendimento presencial, respeitada a classificação de risco do município, que pode estar enquadrado em três fases distintas de retomada. Em Nova Friburgo não há mais a adoção de bandeiras para flexbilização de atividades. O município segue agora a classificação estadual para a Região Serrana que atualmente está com a bandeira amarela. Em Nova Friburgo, a Defensoria agora funciona na Rua General Osório, 284, no prédio do antigo Hospital Novacor.
Com a pandemia da Covid-19, a Defensoria precisou fazer um esforço conjunto para migrar para o atendimento remoto. Atualmente, são três canais disponíveis: o aplicativo Defensoria RJ, gratuito nas lojas de apps, o telefone 129 e o atendimento online no site defensoria.rj.def.br. Somente em julho, foram feitos 93.181 atendimentos por esses canais; sendo 25.080 agendamentos. Sobre casos urgentes, foram 21.152 encaminhamentos no mês passado.
“Enfrentamos o desafio de manter o atendimento dos usuários e garantir a segurança do nosso quadro. Para tanto, a Defensoria precisou se reinventar, com medidas como o lançamento do aplicativo e do atendimento via WhatsApp. Estamos em constante aperfeiçoamento, buscando ferramentas que possam agilizar a prestação de serviço, especialmente diante da grande demanda”, disse o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.
Desde outubro, quando foi lançado, o aplicativo Defensoria RJ já registrou quase 279 mil downloads. São quase 200 mil usuários cadastrados no app, que ultrapassa 900 atendimentos por dia. A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro é uma das poucas do país com presença em todos os municípios e no ano passado recebeu mais de 2,1 milhões de chamadas apenas pela Central de Relacionamento com o Cidadão. São ações referentes a questões de família, consumo, saúde, educação, defesa criminal e outros temas, que ganharam dimensão ainda maior durante a pandemia. Além do atendimento individual, a Defensoria também atua de forma coletiva, em ações que vão do direito à moradia à defesa do consumidor.
Canais de atendimento da Defensoria
- - Telefone 129 (ligação gratuita)
- - Atendimento online (https://bit.ly/3iiSKie)
- - Aplicativo Defensoria RJ (disponível na Play Store: https://bit.ly/34yCJ0q e na Apple Store: https://apple.co/3h6nUXT)
- - Plantão noturno (21 9 6746-0561 ou e-mail dpplantao@defensoria.rj.def.br)
- - Notícias e atendimento na pandemia (https://coronavirus.rj.def.br)
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