Defensoria garante na Justiça alimentação para alunos de escolas estaduais

Benefício poderá ser concedido também por transferência de renda
sexta-feira, 29 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Defensoria garante na Justiça alimentação para alunos de escolas estaduais

A Defensoria Pública obteve na Justiça decisão que obriga o Governo do Estado do Rio  a fornecerem, em no máximo dez dias, alimentação para todos os alunos da rede pública estadual, seja por meio da distribuição de gêneros alimentícios ou por transferência de renda, enquanto as aulas permanecerem suspensas nas escolas estaduais devido a pandemia do coronavírus. 

Pela decisão judicial, os estudantes devem receber o equivalente ao número de refeições oferecidas pelas unidades de ensino antes da pandemia, quando havia aulas presenciais, de modo a assegurar “o suprimento das necessidades nutricionais diárias” para o desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes.

Ainda de acordo com a decisão da Justiça, caberá à Secretaria estadual de Educação (Seeduc) informar com clareza aos pais e responsáveis como será feita a distribuição de alimentos ou a entrega do valor para a compra dos gêneros, inclusive divulgando dias, horários e locais para retirada, sempre respeitando as medidas sanitárias impostas pela pandemia. 

”Com a acertada decisão de suspensão das aulas, em virtude do necessário isolamento social para combate ao novo coronavírus, muitos alunos deixaram de se alimentar nos colégios. A solução proposta pelo Governo do Estado e muitos municípios fluminenses, de fornecer alimentação apenas aos inscritos nos programas sociais, não protegia adequadamente os alunos. Muitos deles, necessitados, ficavam de fora pelo fato de suas famílias não estarem inscritas em cadastros sociais”, explica o coordenador de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Rio, Rodrigo Azambuja. 

Na eventualidade de não haver transporte público disponível no local ou outra dificuldade que impeça o deslocamento dos pais e responsáveis, a Seeduc deverá providenciar para que os alimentos cheguem à residência dos alunos ou a algum núcleo próximo. O não cumprimento da decisão implica multa diária de R$ 10 mil. A decisão contempla também os estudantes da rede pública municipal da capital fluminense. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra