Deam ganha salas especiais para depoimentos de menores

Novidade vai contemplar 14 delegacias de atendimento a mulher no Estado do Rio
sexta-feira, 21 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Deam de Nova Friburgo deverá receber uma sala especial para atendimento aos menores (Foto: Henrique Pinheiro)
A Deam de Nova Friburgo deverá receber uma sala especial para atendimento aos menores (Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta semana quando se celebrou o Dia de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (última terça-feira, 18), o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou o investimento de R$ 690 mil em 22 salas que serão preparadas em delegacias especializadas no atendimento a mulher (Deams) para atender especificamente esse público, que precisa de um acolhimento diferenciado e acolhedor nas unidades da Polícia Civil. A divulgação das novas salas especiais aconteceu durante o evento “Maio Laranja”, realizado no Palácio Guanabara e que contou com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Cada uma das 14 delegacias de atendimento à mulher (Deams), como a de Nova Friburgo deverá receber uma sala especial adaptada para o acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, assim como as delegacias legais de Polícia Civil dos municípios de Seropédica, Mesquita, Nilópolis, Itatiaia, Teresópolis e Iguaba. Já a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), no Rio, contará com duas salas.

“O Rio de Janeiro não vai fechar os olhos. Como pai não posso deixar de imaginar se fosse com meus filhos, que há crianças que não têm a oportunidade de pai amoroso e que os defenda acima de tudo. Temos dois grandes desafios. O primeiro é o de divulgar plataformas e telefones para que as pessoas saibam onde denunciar. Segundo desafio é não deixar que a impunidade reine, porque gera desconfiança e descrença. Quando chegamos aqui a Polícia Civil mal tinha condições de fazer pequenas investigações, por estar altamente sucateada. Imagina uma investigação complexa envolvendo uma criança. Estamos investindo em tecnologia para que possamos ter a condição de resolver esses crimes”, afirmou o governador Cláudio Castro.

A primeira-dama do Estado do Rio, Analine Castro, anunciou durante a solenidade,  o lançamento de uma cartilha que está disponibilizada nas redes sociais do Governo do Estado do Rio de Janeiro para auxiliar pais e responsáveis na identificação de crimes de abuso infantil. “Estamos lançando uma cartilha com conteúdo que ensina a reconhecer os sinais desse tipo de violência e com números de emergência onde podemos encontrar ajuda especializada. Ter acesso a essas informações vai nos ajudar a permanecer vigilantes para, ao menor sinal de que uma criança ou um adolescente está sendo vítima, ouvir, acolher e procurar ajuda especializada, para que o crime não fique impune”, disse a primeira-dama.

“Quase 50 anos depois, quantas Aracelis continuam sendo estupradas, abusadas e assassinadas no Brasil? Araceli era uma menina linda, ela foi embora de uma forma violenta. Não é só o abusador da esquina, tem crime organizado, são bilhões de reais por trás da pornografia infantil”, declarou a ministra Damares Alves. Outras secretarias do Governo do Estado do Rio de Janeiro estão desenvolvendo iniciativas para ajudar na prevenção e combate a esse tipo de violência. A Polícia Civil formará, ao final deste mês, 75 agentes no Curso de Capacitação em Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas (CCDE). Até hoje, esse curso já formou cerca de 300 agentes, que já fazem esse tipo de atendimento especializado.

Além disso, a Polícia Civil também preparou um workshop com o titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), delegado Adriano França, e com o coordenador do programa Papo de Responsa, inspetor de polícia Beto Chaves.

Alerta ao setor de turismo

A Secretaria estadual de Turismo, em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT) e o Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio (HotéisRio), realiza até o fim deste mês uma ação de conscientização nos hotéis do Rio de Janeiro. Será distribuído material digital conscientizando sobre a questão do turismo sexual, crimes contra menores e canais de denúncia.

Ações da rede estadual envolvem toda a comunidade escolar

Ciente do papel da escola na rede de proteção de crianças e adolescentes, a Secretaria estadual de Educação tem uma série de recomendações para que educadores saibam identificar situações de abuso e exploração sexual que os alunos possam estar sofrendo. Palestras sobre direitos, oficinas e rodas de conversa são estimuladas para não apenas informar sobre o tema, mas, também, mostrar aos estudantes, pais e comunidade escolar, que a sala de aula, mesmo que virtual, é um espaço seguro. As ações não estão restritas ao 18 de maio, são colocadas em prática permanentemente ao longo do ano.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: