O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, firmou parceria com o Instituto Proa para oferecer o curso de capacitação profissional online destinado a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino. São oito mil vagas e as inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de julho pelo site www.proa.org.br.
“O curso será realizado totalmente no formato virtual, através da plataforma do Instituto Proa. Para os alunos que preferem estudar presencialmente, serão oferecidos, somente na capital e no município de Seropédica, na região metropolitana, dois espaços com computadores para a realização das atividades e esclarecimento de dúvidas com um monitor”, explica a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
O curso terá início no dia 2 de setembro. A carga horária é de 100 horas em quatro módulos, que preparam os alunos para definirem metas profissionais e terem bom resultado em entrevistas de emprego, por isso serão destacadas abordagens sobre autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Semanalmente, haverá também encontros ao vivo mediados por tutores.
Os jovens ainda poderão optar por cursar um 5º módulo, com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, cada uma com 50 horas de preparação: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).
Para participar, basta entrar no site www.proa.org.br, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula.
Ao fim do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. A Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho. “Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso, que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto Proa.
Deixe o seu comentário