CTU do Raul Sertã ganha tenda para triagem de pacientes

Profissionais de saúde fazem avaliação prévia do quadro de saúde dos pacientes para definir encaminhamento
sexta-feira, 10 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A triagem externa (Foto: Henrique Pinheiro)
A triagem externa (Foto: Henrique Pinheiro)

Desde a última quarta-feira, 8, todos os pacientes que chegam ao Centro de Tratamento de Urgência (CTU) do Hospital Municipal Raul Sertã têm que passar por uma triagem que está sendo feita em uma tenda montada na porta de entrada do setor. Nessa tenda de triagem, profissionais de saúde fazem uma avaliação prévia do quadro de saúde dos pacientes para definir qual o encaminhamento que eles terão no interior do setor de urgência da unidade. 

Os que apresentam sintomas de doenças respiratórias - que possam evoluir para uma suspeita do novo coronavírus - são direcionados para um setor exclusivo para serem atendidos por médicos, sem terem contato com os demais pacientes que são direcionados à ala comum do CTU para procedimentos diversos. O serviço, visa garantir mais segurança tanto aos pacientes, como aos profissionais de saúde do hospital que é referência em atendimento regional no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Até então, o município de Nova Friburgo não possui uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento de pacientes com sintomas do coronavírus. Há a expectativa, portanto, da inauguração, em breve, de um hospital de campanha no município, confirmado esta semana pelo Governo do Estado do Rio. A unidade emergencial vai funcionar no ginásio esportivo do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, com capacidade para até 100 leitos, beneficiando pacientes não somente de Nova Friburgo, mas também de municípios vizinhos do Centro-Norte fluminense. 

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra