Covid-19: vacinação agora para diabéticos e doentes crônicos de 47 a 53 anos

Imunização deste público será nesta segunda e terça-feira em vários locais
sábado, 22 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Com a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta semana em Nova Friburgo, a prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, dará prosseguimento à aplicação da primeira dose nesta segunda-feira, 24, e terça-feira, 25. Desta vez, o público-alvo é o de adultos de 47 a 53 anos com doenças crônicas e portadores de diabetes mellitus a partir de 18 anos. A imunização será realizada nestes dois dias, das 9h às 15h, nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria (Olaria) e no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. 

A vacinação dos doentes crônicos e diabéticos também acontecerá nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), em horário diferente, das 9h ao meio-dia. Nesta segunda-feira, 24, a imunização será nas ESFs de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova, Olaria (I, II, III) e São Geraldo (5ª Igreja Batista). 

Já na terça-feira, dia 25 de maio, as doses serão aplicadas, também das  9h ao meio-dia nas ESFs de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Rio Bonito e São Geraldo (5ª Igreja Batista). A prefeitura não informou qual das duas vacinas estarão disponíveis nesta fase da campanha: Oxford/AstraZeneca ou CoronaVac.

Da próxima quarta-feira até sábado, tem mais vacinação contra a gripe 

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde, anunciou que dará continuidade à imunização contra o vírus da gripe (Influenza) a partir da próxima quarta-feira, 26, até sábado, 29.

Na quarta-feira, a vacinação será destinada aos profissionais de saúde (com apresentação do documento do órgão de classe), cuidadores de idosos, doulas e parteiras (sendo necessária apresentação de declaração assinada pela pessoa e pelo contratante), das 9h às 15h, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na fábrica Filó, no bairro Vila Amélia; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria; na quadra de esportes do Cordoeira; Igreja Batista de São Geraldo; e campo do Pastão (Conselheiro Paulino).

Já na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, a imunização será para crianças de seis  meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, das 8h às 16h, somente nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Dr. Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria). No sábado, 29, a vacinação será destinada às crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e cuidadores de idosos, doulas e parteiras, das 9h às 15h, no posto Sylvio Henrique Braune (Suspiro) e nos postos Tunney Kassuga (Olaria), Waldir Costa (Conselheiro Paulino), Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) e São Geraldo (5ª Igreja Batista).

As ESFs também aplicarão a vacina para gestantes, puérperas, profissionais de saúde e cuidadores de idosos, doulas e parteiras, das 9h às 15h: Campo do Coelho, Mury, Lumiar, Amparo, Nova Suíça, Varginha, Riograndina e Olaria II (Rua Espírito Santo).

A importância da vacinação

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contêm os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Vacinas são seguras e eficazes

Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa.

Estado classifica Nova Friburgo em bandeira laranja

De acordo com a edição 31ª - semana 18-16 do Painel de indicadores Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro (Mapa Covid) divulgado nesta sexta-feira, 21, o município de Nova Friburgo passou para a bandeira laranja, que significa risco moderado de contágio pelo coronavírus. Antes a classificação era vermelha. Com a bandeira laranja, as aulas presenciais nas escolas da rede pública e particular continuam autorizadas.  

Medidas de distanciamento neste estágio, segundo o Estado

  • Casos suspeitos ou confirmados – Isolamento domiciliar e monitoramento de casos sintomáticos e contatos;
  • Proteção de grupos vulneráveis – Distanciamento social, garantia de acesso às necessidades básicas, acesso e acessibilidade aos serviços de saúde;
  • Serviços de saúde – Reforçar medidas contra a transmissão da Covid-19 nas unidades de saúde;
  • Distância física, higiene e limpeza - Redução de contato, reforço em higiene e etiqueta respiratória; 
  • Comunicação de risco - Fortalecer os processos de comunicação interna (entre os órgãos e profissionais) e comunicação externa (com o público); 
  • Evitar atividades que gerem aglomeração de pessoas;
  • Proibição de qualquer evento de aglomeração, conforme avaliação local;
  • Adoção de distanciamento social no ambiente de trabalho, conforme avaliação local;
  • Avaliar a suspensão de atividades econômicas não essenciais, com limite de acesso e tempo de uso dos clientes, conforme o risco no território;
  • Avaliar a adequação de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: