Conta de luz sem taxa extra: bandeira verde de volta semana que vem

Percentual de redução para os consumidores será de aproximadamente 20% a partir do próximo mês
sexta-feira, 08 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Conta de luz sem taxa extra: bandeira verde de volta semana que vem

Boa notícia para os consumidores. O Governo Federal antecipou o fim da bandeira de escassez hídrica para o próximo dia 15, que acresce R$ 14,20 nas contas de luz dos brasileiros a cada 100 quilowats consumidos. Devido a grande quantidade de chuvas nos últimos meses e a melhora nos níveis dos reservatórios, será adotada novamente a bandeira verde, que não gera nenhum acréscimo nas contas.  

O retorno da bandeira verde resultará em uma redução média de cerca de 20% nas contas de luz dos consumidores residenciais. O Governo Federal anunciou que a suspensão da cobrança extra é resultado de múltiplos esforços para garantir o abastecimento energético com competência, segurança e ao menor custo para toda sociedade brasileira.

Ainda segundo o Governo Federal, em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história e para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o Governo Federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, esse desafio foi superado. Os reservatórios estão mais cheios que no ano passado e o risco da falta de energia foi totalmente afastado, segundo o governo.

Os usos múltiplos da água foram preservados. O reservatório da usina de Furnas terminou março acima de 80% do volume útil. E já foi retomada a operação da hidrovia Tietê-Paraná. Em um esforço coordenado dos ministérios de Minas e Energia e da Infraestrutura, a hidrovia ficou interrompida por apenas sete meses, período muito menor que em 2014, quando foi paralisada por 20 meses.

As ações tomadas pelo Governo Federal, aliada à ocorrência de chuvas, permitiram a redução das termelétricas ligadas. Com essa medida e o aumento da produção das hidrelétricas e das fontes eólica e solar, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro. “Isso se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”, confirmam os ministérios. 

 

LEIA MAIS

Energisa explica que índice garante capacidade de investimentos da empresa, de R$ 50 milhões nos últimos 5 anos, e qualidade de atendimento

Com a manutenção das condições de chuva, perspectiva é que taxação continue normal até o fim do ano

Valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor em junho

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: luz