Consulta pública discute revisão tarifária da Energisa

Valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor em junho
sexta-feira, 26 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Consulta pública discute revisão tarifária da Energisa

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta semana a abertura de uma consulta pública para discutir com a sociedade a proposta da revisão rarifária periódica da concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa. A consulta também discutirá os limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2022 a 2026, para, a partir daí discutir o percentual do próximo reajuste anual das contas de energia.

Os índices propostos são: baixa tensão em média: 4,00%; alta tensão em média (indústrias): 9,35%; efeito médio para o consumidor: 5,02%. Os índices foram impactados, em especial, pelos encargos setoriais e pelos custos com transporte de energia. Cabe destacar que a Conta-Covid contribuiu para amenizar o impacto da revisão em - 3,69%, proporcionando amortecimento dos índices a serem percebidos nas contas dos consumidores atendidos pela distribuidora.

É importante ressaltar que os índices em consulta são preliminares. Os valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor em 22 de junho. Interessados devem enviar suas contribuições para a consulta pública 009/2021 para o e-mail cp009_2021@aneel.gov.br até 7 de maio. Será possível discutir a proposta, ainda, por meio da audiência pública 006/2020, que será realizada em 9 de abril.

Mais informações sobre processos tarifários podem ser encontradas no link Entendendo a tarifa (https://www.aneel.gov.br/entendendo-a-tarifa), e no aplicativo Aneel Consumidor – disponível para dispositivos móveis Android ou iOS.

 

LEIA MAIS

Energisa explica que índice garante capacidade de investimentos da empresa, de R$ 50 milhões nos últimos 5 anos, e qualidade de atendimento

Com a manutenção das condições de chuva, perspectiva é que taxação continue normal até o fim do ano

Percentual de redução para os consumidores será de aproximadamente 20% a partir do próximo mês

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: luz