Nova Friburgo ganha um presente sustentável pelos seus 207 anos

Desde 2010, EcoModas une moda, educação ambiental e economia circular sustentável.
segunda-feira, 19 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Em comemoração aos 207 anos de Nova Friburgo, celebrados na última sexta-feira, 16, a empresa EcoModas – reconhecida por projetos de impacto socioambiental – entregou um presente especial à cidade: uma instalação sustentável que une consciência ecológica, inovação e turismo em um dos mais belos cartões postais do município: o segundo estágio do teleférico de Nova Friburgo, no Morro da Cruz.

O espaço passou a contar com 20 assentos sustentáveis, confeccionados a partir da reutilização de garrafeiras plásticas e pneus, oferecendo aos visitantes um local confortável para contemplar a vista panorâmica da cidade unindo consciência ambiental.

Os bancos colocados no Morro da Cruz foram desenvolvidos por meio de uma co-criação entre os fundadores da EcoModas, Alex e Adriana Santos, e a artista Jurema Cheles. A proposta surgiu da busca por soluções sustentáveis no que comumente é descartado como “lixo”, priorizando materiais resistentes às intempéries, já que os assentos ficarão expostos ao tempo, além de serem leves e de fácil replicação.

Mais do que funcionais, os bancos ecológicos também receberam um toque de poesia. Frases de conscientização ambiental e reflexão, escritas por Alex Santos, colunista de A VOZ DA SERRA, foram aplicadas nos assentos, assim como trovas assinadas por Elizabeth Souza Cruz, presidente da União Brasileira de Trovadores em Nova Friburgo e também colunista do jornal. Todas as mensagens foram traduzidas para o inglês com o apoio de Crystian Santos, filho do casal Alex e Adriana. Para harmonizar com o entorno, os engradados foram pintados em verde folha com tinta a base d’água. Os adesivos com as frases também seguiram essa paleta, mantendo aproximadamente 95% de sua composição na cor verde.

Desde sua fundação, em 2010, a EcoModas - que produz moda sustentável e brindes ecológicos -, tem promovido outras iniciativas que integram economia circular, educação ambiental e sustentabilidade. Sua sede, no alto do teleférico, é reconhecida como um “território criativo” unindo turismo, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. O espaço recebe escolas, universidades e empresas.

Outras ações ambientais 

Desde 2021, a empresa tem implementado diversas melhorias ambientais no entorno do teleférico, muitas delas com o envolvimento direto de turistas e moradores. Uma das ações mais simbólicas é a entrega de bombas de sementes aos clientes da loja sustentável, que são lançadas durante os passeios de cadeirinha ou na descida da serra que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, contribuindo para o enriquecimento da Mata Atlântica da região. Já foram mais de dez mil bombas de sementes dispersadas promovendo o turismo regenerativo na cidade.

Os engradados plásticos ressignificados como bancos são os mesmos utilizados pela empresa em seu viveiro florestal, onde são cultivadas mudas de Palmeira-juçara em recipientes reaproveitados, como cones de linhas vazios descartados pela indústria da moda. A iniciativa reforça o compromisso da marca com a economia circular e a preservação ambiental. Até o momento, mais de 35 mil mudas já foram destinadas ao plantio em ações e projetos ambientais na Região Serrana.

 A empresa abriga também um meliponário de abelhas sem ferrão — essenciais para a polinização e o equilíbrio ecológico do morro do teleférico, área severamente afetada por uma queimada em setembro de 2024. A marca também implantou um coletor de garrafas plásticas de água mineral no primeiro estágio do teleférico, incentivando os turistas a descartarem corretamente esse tipo de resíduo, que gera, em média, cerca de 500 unidades por mês. Todo o material plástico coletado é destinado a projetos sociais e empreendedores da cadeia da reciclagem. Entre outras iniciativas de destaque estão o Jardim da Reciclagem — com esculturas feitas a partir de materiais reutilizados — e a Trilha do Oxigênio, que proporciona aos visitantes um momento de conexão profunda com a natureza. Mais informações e agendamento de visitas guiadas acesse www.ecomodas.com.br ou ligue 22 9 9973 0834.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: